DPZ&T e F/Nazca S&S vencem 41º edição do Profissionais do Ano

Buscar

DPZ&T e F/Nazca S&S vencem 41º edição do Profissionais do Ano

Buscar
Publicidade

Comunicação

DPZ&T e F/Nazca S&S vencem 41º edição do Profissionais do Ano

Prêmios principais vão para filme "Robô", da DPZ&T para Itaú, e campanha "Tabus", da F/Nazca para Skol, conta que acaba de deixar a agência, após 23 anos


18 de setembro de 2019 - 23h05

O filme “Robô”, da DPZ&T, para Itaú, a campanha “Tabus”, da F/Nazca S&S para Skol, e o comercial institucional “Não Esqueça Mariana”, da agência mineira Filadélfia para o Icad foram os vencedores nacionais da 41ª edição do prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo. O resultado foi revelado em evento realizado nesta quarta-feira, 18, em São Paulo.

Fabio Fernandes à frente da equipe envolvida na campanha vencedora: discurso contra radicalismo (crédito: Eduardo Lopes)

Um dos momentos mais aplaudidos da noite foi o discurso de Fabio Fernandes, que em agosto deixou o comando da F/Nazca S&S por determinação do Publicis Groupe. Ele subiu ao palco junto com a equipe da agência e da Skol para receber o troféu na categoria Campanha. “Nesses momentos que passamos, tão nebulosos e tão sombrios, é muito importante lembrar que a liberdade de expressão tem a ver com o negócio da publicidade e a democracia depende direta e arraigadamente disso. Então, vamos defender a TV Globo, vamos defender a imprensa livre, as opiniões, a diversidade, a possibilidade das pessoas pensarem diferente da gente. Isso é que faz um país, e não o radicalismo, nem de um lado e nem de outro”, disse Fabio, que após a saída da agência fez questão de divulgar que aquela era uma decisão que o contrariava. Poucos dias depois, a Ambev anunciou que a conta da Skol, que estava há 23 anos na F/Nazca S&S está deixando a agência rumo a Gut.

O CCO Rafael Urenha, da DPZ&T, à frente da equipe vencedora da categoria Mercado (crédito: Eduardo Lopes)

A vitória de “Robô” na categoria Mercado é um bicampeonato para o mesmo time vencedor deste troféu na edição do ano passado do prêmio: a agência DPZ&T, o banco Itaú, a produtora de filmes Saigon, seu diretor de cena Vellas, e a produtora de áudio Satélite. Eles venceram em 2018 com o comercial “Astronauta”. “Mais que uma campanha, ela é uma voz por uma causa, pela educação e pelas crianças, em um País que merece ser melhor do que ele é”, disse o CCO da DPZ&T, Rafael Urenha.

Realizado pela Rede Globo, o Profissionais do Ano reconhece anualmente as campanhas e comerciais mais criativos em três categorias: Campanha, Mercado e Institucional. As peças concorrentes nesta edição foram veiculadas nas emissoras da rede entre 1º de abril de 2018 a 31 de março de 2019. O júri foi formado por 57 profissionais das áreas de criação, direção de comerciais, entidades e escolas de comunicação, além de representantes da Globo. Segundo a emissora, mais de mil trabalhos foram inscritos nesta edição, gerando aproximadamente 8h30 de exibição. Entre os nomes do júri estão o próprio Fabio Fernandes, João Livi (CEO da Talent Marcel), Laura Esteves (diretora de criação da Y&R), Rafael Urenha (CCO da DPZ&T), Luiz Sanches (chairman e CCO da AlmapBBDO) e Sergio Gordilho (co-presidente e CCO da Africa).

Agência mineira Filadélfia recebe o troféu da categoria Institucional (crédito: Eduardo Lopes)

Para Flavia Molina, diretora de marketing integrado da Globo, a diversidade observada nos trabalhos julgados este ano refletem a evolução pela qual o mercado está passando. “O mercado publicitário se reinventa constantemente. Novas ideias, novos profissionais e novos talentos que trazem olhares cada vez mais diversos para campanhas e ações de relacionamento entre marcas e pessoas”, comenta Flavia.

“Mesmo com toda inovação que estamos acompanhando no mercado, a publicidade nunca será apenas dados. É preciso sentimento, criatividade e talento, habilidades fundamentais para que os projetos de comunicação sejam cada vez mais saudáveis e eficientes”, complementa Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo. O executivo também revela que o prêmio pode contar com surpresas na edição de 2020, principalmente no que diz respeito a ampliação das categorias para além dos comerciais clássicos de televisão. A ideia é que o Profissionais do Ano acompanhe o movimento que a emissora tem feito recentemente ao flexibilizar seus formatos. “Estamos passando por um momento de grande transformação e é natural que a gente passe a olhar as novas formas de fazer publicidade e não apenas os formatos de 30 segundos”, ressalta. Em 2016, o Profissionais do Ano instituiu e concedeu prêmio para a categoria Campanha Integrada. Em 2017, no entanto, por uma decisão do júri, não houve finalistas na área, que contou com apenas cinco inscrições. Sem o engajamento do mercado, em 2018 ela deixou de existir.

No Profissionais do Ano 2019, a série “Tabus” venceu a categoria Campanha disputando com “Pergunta Lá”, da Talent Marcel para Ipiranga, e “Not For Export”, da F/Nazca S&S para Guaraná Antarctica. Veja um dos filmes da campanha vencedora, da F/Nazca S&S para Skol, com produção da Iconoclast e Tesis.

Em Mercado, o comercial “Robô” venceu outros sete filmes:Cegonha” e “Pista de Teste”, ambos da AlmapBBDO para Volkswagen; “Posto”, da DPZ&T para Petrobras; “I Don’t Want to Miss a Class”, da Talent Marcel para CNA; “Maquiagem”, da Heads para O Boticário; “Coral”, da AlmapBBDO para O Boticário; e “Whopper em Branco”, da David para Burger King. Veja o filme vencedor: Robô, da DPZ&T para Itaú, com produção da Saigon e Satélite.

Em Institucional, os finalistas foram “Educação no Trânsito”, da GPAC Comunicação Integrada para Detran-PR, e “Desligue o Automático”, da Tech and Soul para Fundação Bienal de São Paulo. Veja o vencedor: “Não Esqueça Mariana”, da Filadélfia Comunicação para Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (ICAD), com produção da Brokolis e áudio da Yep.

Os ganhadores dos prêmios regionais já haviam sido anunciados em agosto, mas também receberam suas estatuetas nesta quarta-feira. Confira a lista de vencedores:

Campanha Sudeste Capitais
“Neymarketing sem Neymar”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas

Mercado Sudeste Capitais
“Vai na Brasileiragem”, da Wieden+Kenedy para Nike

Campanha Norte-Nordeste
“Master – Esteja Preparado”, da Delantero para Colégio Master

Mercado Norte-Nordeste
“Ventríloco”, da Propeg para Halitus Comércio e Produtos e Higiene Pessoal

Campanha Leste-Oeste
“App do cliente”, da AMP Propaganda para Unimed Goiânia

Mercado Leste-Oeste
“Namorados”, da FCS Comunicação para Unimed Cuiabá

Campanha Sul
“99 Move Curitiba”, da Imam Publicidade e Propaganda para 99

Mercado Sul
“Seu Vinho, Suas Regras”, da Escala City para Ibravin

Campanha Sudeste Interior
“Venha para o Jogo”, da Home Mídia Propaganda para Universidade de Marília

Mercado Sudeste Interior
“Fila”, da Rebeca Come Terra para Corpore Araraquara

Publicidade

Compartilhe

Veja também