Itaipava explica estratégia de product placement em novelas

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Itaipava explica estratégia de product placement em novelas

Em parceria com Globo e VMLY&R, marca entrou na trama de “Amor de Mãe” e pretende investir em outros produtos de teledramaturgia

Renato Rogenski
22 de março de 2021 - 6h00

Aline Riscado faz aparição em break que se conecta com a trama da novela “Amor de Mãe” (Crédito: divulgação)

Em projeto conjunto desenvolvido por VMLY&R, Itaipava e Globo, a marca de cervejas intercalou product placement com breaks comerciais na novela “Amor de Mãe”. A ação se dividiu em dois capítulos, ambos exibidos nesta semana, na trama da emissora. No primeiro deles, na segunda-feira, 15, o personagem Davi (Vladimir Brichta) pediu duas garrafas de Itaipava pelo nome no “Bar das Onze”, gerenciado por Érika (Nanda Costa).

A segunda inserção contou com um break contextualizado, filme publicitário veiculado no intervalo de ‘Amor de Mãe’. Depois de uma cena no Bar das Onze, o primeiro comercial foi uma campanha estrelada por Aline Riscado, a Verão, e a atriz Nanda Costa. A peça foi captada nos Estúdios Globo e ambientada no cenário do botequim da trama, como forma de dar continuidade à história. O movimento assinou o fechamento da campanha de verão da marca, “Tá no Clima, Tá na Mão”.

Para Eliana Cassandre, head de marketing da Itaipava, a iniciativa representa uma ruptura no formato de parcerias comerciais da Globo, que antes não permitia que marcas de bebida alcoólica fossem mencionadas em suas atrações. “A parceria abre novas oportunidades de estarmos próximos dos nossos consumidores. Investir em inserções inovadoras e ser a pioneira em algo que antes não era permitido pela emissora é um privilégio e um ganho para a marca. Reforçamos a integração entre a ficção e o intervalo comercial, quebrando a máxima de que o personagem não deve sair da cena”, afirma.

A executiva também ressaltou que pretende manter as novelas na estratégia da marca para o decorrer deste ano. A estratégia, conta, é fazer com que a Itaipava seja percebida como a “cerveja da novela”, sem deixar de ser a “cerveja do verão”. “As novelas conversam diretamente com o nosso target, então é uma oportunidade imperdível de exibição de marca”, pontua.

O plano de comunicação desenvolvido pela marca ainda contou com ações de endomarketing com os 24 mil colaboradores do Grupo Petrópolis e ativações com influenciadores nas redes sociais com o blogueiro Hugo Gloss e os perfis Gina Indelicada e Diva Depressão, além de contar com um squad da marca, que tem Cleo Pires, John Drops e Vittor Fernando, entre outros.

A garota propaganda da cerveja, Aline Riscado, e os atores da novela Nanda Costa e Thiago Martins, também reforçaram a presença da Itaipava nas redes sociais. Exclusivamente para potencializar a ação e impulsionar o buzz no digital, a marca também desenvolveu um rótulo especial para um lote de garrafas, com a frase “A primeira cerveja da novela das nove”.

Nas redes sociais, a marca também vai publicar uma promoção. Os consumidores que enviarem as melhores reproduções caseiras da cena do product placement, da novela, ganharão uma geladeira de Itaipava.

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