Rede DDB une três agências e relança marca DM9

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Rede DDB une três agências e relança marca DM9

Nova empresa é fruto da fusão entre SunsetDDB, TracyLocke e Track; Icaro Doria retorna ao Brasil após sete anos nos EUA para assumir o comando criativo


8 de junho de 2022 - 16h00

Após um hiato de quase quatro anos, a rede DDB anuncia a volta da DM9. O retorno da marca ocorre com a fusão de três agências da rede administradas no Brasil pelo Grupo ABC: a SunsetDDB, que tem foco principal em publicidade, a TracyLocke, especializada em shopper marketing, e a Track, de CRM. A nova DM9 será dirigida por uma tríade de copresidentes composta por Pipo Calazans na cadeira de CEO, Thomas Tagliaferro como COO e Icaro Doria, que retorna ao Brasil depois de sete anos nos Estados Unidos para ocupar o posto de CCO. Até então, Pipo era o presidente da SunsetDDB e Thomas comandava a TracyLocke. Icaro estava, desde janeiro do ano passado, na agência Hill Holliday, sediada em Boston, onde ocupou o cargo de chief creative officer.

DM9 volta ao mercado com mais de 250 colaboradores (Crédito: Divulgação)

Segundo os executivos, a movimentação vem sendo planejada desde outubro do ano passado, visando atender às expectativas do “novo mundo”, em que o consumidor se comporta de novas maneiras. Assim, a DM9 contará com uma estrutura integrada, em que especialistas das agências que a originaram irão operar em modelo de hubs, “livre de silos”, priorizando a simplicidade e eficácia de processos por meio de mídia e dados, dizem os copresidentes.

“Essa DM9 nasce com uma nova missão: transformar interações ordinárias em experiências memoráveis entre marca e pessoas”, afirma Pipo Calazans. “Para que isso aconteça, a criatividade é o grande gatilho. Passamos por um momento em que discutimos muito os dados. O diferencial, hoje, não são os dados, mas como transformá-los em criatividade”, completa.

Com escritório reformulado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, a operação conta com mais de 250 colaboradores, com a meta de chegar a 50% de diversidade no time. Para auxiliar nos processos de contratação e treinamento de equipes, a DM9 irá atuar junto à consultoria Indique Uma Preta.

Segundo o COO, Thomas Tagliaferro, o modelo busca estabelecer sistemas que possam funcionar de acordo com as novas relações do ecossistema publicitário. “O que podemos prometer é mais eficácia em toda essa construção estratégica de campanhas e de jornada como um todo”, comenta. Além da nova estrutura, a DM9 contará com a recém-criada área de journey insights, para acompanhar todos os pontos de contato da jornada do consumidor.

A DM9 inicia os trabalhos com clientes de diversos segmentos, que já vinham sendo atendidos pelas três agências que se fundem, como Vigor, Claro, Stellantis, Ambev, Burger King, CarePlus, Pfizer e Johnson & Johnson, além das recém conquistadas Centauro e Dasa. A longo prazo, a expectativa dos diretores é a de que as estratégias de new business façam a operação dobrar de tamanho em 2023.

Marca DM9 é relançada com nova identidade visual (Crédito: Divulgação)

Mas, sobretudo, entre as ambições da DM9 está resgatar o protagonismo na indústria, além de se tornar uma das agências mais criativas do País. Integrado no mercado internacional, mais precisamente o norte-americano, em mais de 20 anos de carreira, Icaro Doria diz que os Estados Unidos estão, cada vez mais, tentando operar nos moldes brasileiros em termos de criatividade. “É muito difícil ter essa espontaneidade dentro do mercado”, diz, comparando com as agências e demais empresas da publicidade brasileira. “Aqui, conseguimos o tempo inteiro moldar oportunidades, motivos para expandir, pensar o business de uma maneira diferente e é por isso que no Brasil temos tanta demanda”.

Em dezembro de 2018, a rede DDB, do grupo Omnicom, e o Grupo ABC, também controlado pela holding norte-americana, decidiram unir as agências Sunset e DM9DDB. Na ocasião, optou-se pela marca SunsetDDB, o que significou a saída de cena da DM9, uma das mais tradicionais da publicidade brasileira. A DM9 foi fundada em 1975, em Salvador, pelo publicitário Duda Mendonça (falecido no ano passado), que nomeou a empresa com suas iniciais e o número 9. Em 1989, a agência foi comprada por Nizan Guanaes e Guga Valente, que tiveram o banco Icatu como financiador da empreitada e transferiram a sede da DM9 para São Paulo. Em 1997, foi firmada a associação internacional com a rede DDB.

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