Os 10 profissionais de comunicação de 2011

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Comunicação

Os 10 profissionais de comunicação de 2011

Meio & Mensagem apontou os executivos que tiveram atuações marcantes neste ano


22 de dezembro de 2011 - 3h01

Dulcídio Caldeira
Há dois anos, Dulcídio Caldeira decidiu trocar uma carreira bem sucedida de diretor de criação na AlmapBBDO e ingressar na área de produção como diretor de cena.
Atualmente ele integra o time da ParanoidBR, vencedora do Prêmio Caboré deste ano. Nessa nova fase, Caldeira já emplacou um grande sucesso nos festivais publicitários:
“Balões”, realizado para a MTV – um dos filmes brasileiros mais premiados de 2011. A decisão de tomar novos rumos em sua vida foi algo que começou a ser planejado em 2007, época em que trabalhava na BBDO Nova York como diretor de criação. Na ocasião, frequentou o curso na New York Film Academy e trabalhou com produtoras renomadas como a Traktor e a MJZ. De volta ao Brasil, assumiu cargo diretivo na AlmapBBDO em 2009. “Fui me afastando do dia a dia da criação e ficando com saudade do que sempre fiz. Ou voltava a ser redator ou partia para a direção de filmes. Optei pela segunda, porque, além de estar perto da criação publicitária, que eu adoro, tem uma proximidade com a ficção e o cinema”, frisa.

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Fred Gelli
A visibilidade de Fred Gelli no mercado começou a crescer em 2008 quando foi o primeiro brasileiro a integrar o júri da área de Design no Festival de Cannes. À partir daí, a Tátil Design, empresa que fundou há 23 anos, deu início ao seu mais virtuoso ciclo de sucesso. Além dos 90 prêmios internacionais colecionados desde 1987 e clientes como a Procter & Gamble, a Tátil conquistou o Caboré em 2009 na categoria Serviço Especializado. Em 2010, venceu a mais importante concorrência de sua história contra 138 agências pela criação da logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A criação da Tátil foi apresentado ao público na noite do Réveillon que abriu 2011. Apesar da polêmica em torno de algumas insinuações de plágio, o trabalho da equipe liderada por Gelli foi plenamente reconhecido também no plano internacional com convites para palestras até na China. De olho nas oportunidades do mercado de esportes, a Tátil se associou neste ano a Aktuell para criar Vibra, que surgiu a partir da incorporação da Atto Sports, empresa de marketing esportivo sediada no Rio de Janeiro.

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Guga Ketzer
Sócio e diretor criativo da Loducca, agência do ano no Prêmio Caboré 2011, Guga Ketzer ganhou as atenções do mundo em fevereiro deste ano quando lançou o projeto Street Art View para Red Bull. A ação que permite aos visitantes do Google Street View o acesso a coleções de arte de rua ganhou Leão de Prata em Cannes na área de Cyber. Por essa e outras ações bem sucedidas, o Advertising Age colocou Ketzer na lista de criativos que todo o mercado global deveria conhecer. Em 2001, com apenas quatro anos de carreira, Ketzer representou o Brasil na competição de Young Creatives em Cannes e voltou de lá com o Ouro de Print. Depois de uma breve passagem pela Talent, retornou à Loducca em 2005 e dois anos depois foi convidado por Celso Loducca para se tornar sócio e vice-presidente da agência. Em 2009, ganhou o Prêmio Caboré na categoria Profissional de Criação.

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Hugo Rodrigues
Desde abril de 2008 na vicepresidência nacional de criação da Publicis e também responsável pelo comando criativo de Salles Chemistri e Publicis Dialog, Hugo Rodrigues passou a acumular em fevereiro a função de chief operating officer das três agências. Nas funções de chief operating officer e de chief creative officer, Rodrigues tem a responsabilidade pela gestão executiva e criativa das agências. Esta é a primeira vez que um profissional de criação assume a gestão das agências Publicis no Brasil. Rodrigues começou sua carreira como redator na Salles DMBB no ano 2000, trabalhando para a conta de Carrefour. Em 2002, quando a agência já se chamava Salles Darcy, ele passou a criar, ainda como redator, para a GM. Em 2004, nova mudança de nome: agora Publicis Salles Norton, com Rodrigues criando para todos os clientes da casa. Em 2005 participou da fundação da Salles Chemistri e foi promovido a diretor de criação. E, em 2008, assumiu a vice-presidência nacional de criação das três agências Publicis.
 

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Luiz Fernando Musa
Se houve um executivo de agência que movimentou o mercado publicitário em 2011, foi Luiz Fernando Musa. O profissional que era diretor de atendimento da Ogilvy até sua promoção à direção geral em agosto de 2007 galgou espaço e se tornou um dos nomes mais influentes da rede no mundo. Esteve por trás da criação da 9ine, agência do WPP em parceria com o ex-jogador Ronaldo. E no apagar das luzes de 2011, Musa foi um dos responsáveis pela criação da micro rede David, que tem pretensões globais. Além disso, se tornou CEO da Ogilvy em agosto e deu o suporte para a agência conquistar posições no ranking criativo. O escritório brasileiro foi o segundo melhor dentro da rede (atrás apenas de Buenos Aires). O resultado ganha ainda mais relevância quando comparado com o de dois anos atrás, quando a operação brasileira ficou em 47º lugar. Em termos de negócios, a Ogilvy conquistou a totalidade da conta de Claro.

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Luiz Sanches
O ganhador do Prêmio Caboré de Profissional de Criação deste ano já é veterano em premiações consagradas mundialmente. São 63 Leões em Cannes, além de um Grand
Prix de Press. Em 2010, foi o diretor de criação mais premiado do mundo no evento. Sanches começou a sua carreira em 1992, na DM9DDB, e está há 16 anos na AlmapBBDO. Seu trabalho à frente da equipe de criação foi decisivo para que a agência colhesse grandes resultados nos últimos anos, conquistando o título de Agência do Ano em Cannes em 2010 e 2011, e também consagrando a brasileira melhor colocada nas últimas edições do D&AD, Wave, Clio e One Show. A Almap lidera o Gunn Report, ranking que analisa o rendimento das agências nos principais festivais do mundo, relativo a 2010 – o que já havia ocorrido anteriormente em 2004 e 2005. Em agosto, Sanches foi promovido a diretor geral de criação da Almap – é o segundo profissional a ocupar o cargo, depois do sócio Marcello Serpa. Hoje, Sanches é responsável por toda criação online e off-line da agência.

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Marcos Quintela
A entrada do presidente da Y&R, Marcos Quintela, para a sociedade do Grupo Newcomm coroa a meteórica carreira do profissional, que atua no mercado publicitário há apenas
sete anos. Em 2011, Quintela passou a ocupar a posição de sócio da holding ao lado do CEO Roberto Justus e do grupo WPP, que detém o controle acionário do negócio. Além da Y&R – a líder do ranking nacional –, o Newcomm engloba as agência Wunderman, New Energy e VML, e a empresa de préimpressão digital Ação. Trata-se de um movimento significativo, pois o WPP não tem sócios nas outras grandes agências que mantém no Brasil: JWT, Grey e Ogilvy. Justus faz questão de frisar que Quintela é o sucessor que preparou para quando resolver deixar o grupo. Os dois se associaram pela primeira vez em 2004, na fundação da Maestro. Quintela presidiu a empresa por dois anos, até o final de 2005, quando ingressou na Y&R como vice-presidente de atendimento e operações. Em 2008, foi promovido a diretor geral e chief operating officer, conquistando o Prêmio Caboré de Profissional de Atendimento no final daquele ano.
Desde janeiro de 2010 preside a Y&R.

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Mario D´Andrea
Desde maio, Mario D’Andrea é sócio e chief creative officer da Fischer & Friends. Mais que uma das principais mudanças do ano de profissionais no mercado brasileiro de agências, o fato é para D’Andrea o grande projeto de sua vida, como ele mesmo classifica. Para aceitar a proposta de sociedade feita por Eduardo Fischer, D’Andrea deixou a presidência da JWT – função que havia assumido em agosto de 2010. Após quatro anos na multinacional, terceira do ranking brasileiro, ele optou pelo desafio de comandar a área de criação da Fischer & Friends e tomar lugar entre os acionistas da agência, uma das únicas de capital 100% entre as líderes do mercado nacional, ao
lado do controlador Fischer e de seus outros dois sócios: Antonio Fadiga (CEO) e Allan Barros (CCO). A empresa aproveitou sua chegada para mudar de marca, deixando de lado o Fischer +Fala. Além de ser um dos mais queridos líderes de criação do País, D’Andrea também é pé quente, pois neste ano a Fischer conquistou importantes contas, como Bristol-Myers Squibb, Flora, JBS (Friboi e Swift), Vigor/Leco, Henkel, Unimed Brasil e Marabraz.
 

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Roberto Medina
O empresário Roberto Medina está no mercado há quase quatro décadas e desde 1972 detém o controle acionário da Artplan. Em um ano como 2011 não há como falar dele sem focar o Rock in Rio. Afinal, o festival que nasceu em 1985 reunindo mais de 1 milhão e 380 mil pessoas, virou uma marca reconhecida mundialmente, com edições realizadas também na Espanha e em Portugal, país que inclusive receberá uma nova edição em 2012. Em setembro, o evento voltou ao palco de origem depois de dez anos, levando 700 mil pessoas e muitas marcas à Cidade do Rock. Para o Rio, foi um grande negócio: o evento gerou um impacto de mais de R$ 880 milhões na economia da cidade, segundo a Riotur. Mas o Rock in Rio surgiu e se firmou depois de outros desafios que este publicitário e empresário capitaneou, como a vinda de Frank Sinatra ao Brasil em 1980. Era a semente do Rock in Rio, evento que volta ao Brasil em 2013 pelas mãos do empresário que também colocou a Artplan entre as maiores agências do País e gerou ainda a Dream Factory, player de peso no mercado nacional de promoção e eventos.

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Ronaldo Nazário
No começo do ano, Ronaldo Nazário ainda era jogador de futebol. Depois de decepcionar
em campo e ver o Corinthians ser eliminado na Pré-Libertadores de 2011, o craque decidiu abandonar os gramados. Mas, ao contrário da maioria dos jogadores, sua vida pósfutebol já estava trilhada. Um jantar ao lado de Sérgio Amado, Luiz Fernando Musa e Marcus Buaiz na casa do apresentador Fausto Silva, em julho de 2010, apontava para um novo caminho de sucesso: virar executivo em uma agência voltada para o esporte. Menos de nove meses depois, Ronaldo fez mais do que isso. Em parceria com o Grupo WPP, abriu a 9ine, empresa que nasceu com viés de marketing esportivo, mas que acabou se transformando numa agência de publicidade completa. A 9ine se tornou a responsável por encontrar oportunidades de marketing esportivo para GSK, pela publicidade de Duracell e ganhou a concorrência por parte da conta dos hipermercados Extra, marca da qual Ronaldo será garoto-propaganda. Para finalizar o ano, o agora empresário se propôs a mais um desafio: aceitou o convite de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, para ser um dos membros do conselho de administração do Comitê Organizador Local da Copa de 2014.

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