2013: campanhas para lembrar e esquecer

Buscar

2013: campanhas para lembrar e esquecer

Buscar
Publicidade

Comunicação

2013: campanhas para lembrar e esquecer

Seleção do Mashable mescla cases de sucesso e fiascos realizados ao longo deste ano


4 de dezembro de 2013 - 11h47

Do ProXXIma

Campanhas que abraçaram uma causa, que emocionaram ou simplesmente fizeram rir. Algumas marcas conseguiram se destacar positivamente, como a Dove com seu vídeo Real Beauty Sketches, que viralizou e inspirou. Outro exemplo foi o case da Oreo, que com um simples tweet durante o apagão no Super Bowl gerou buzz e engajamento por parte dos fãs. Mas, como nem sempre dá para acertar, esse ano colecionou algumas pérolas para serem esquecidas. Confira a seguir a seleção das melhores e piores campanhas de 2013, segundo o Mashable.

wraps

Sucesso: Dove Real Beauty Scketches
Criada pela Ogilvy brasileira, a campanha da Dove mostra, em três minutos, como as mulheres enxergam a si mesmas . No YouTube, o vídeo atingiu mais de 50 milhões de visualizações e também inspirou paródias, como a versão para homens produzida pelo New Feelings Time. 

Fracasso: The Kiss, da Go Daddy
A peça foi veiculada durante o Super Bowl deste ano e foi recebida com adjetivos nada elogiosos. A repercussão negativa foi tanta, que a empresa já adiantou que no evento da NFL em 2014 apresentará outro tipo de comercial. 
wraps
Sucesso: Super Bowl Tweet, da Oreo
Quando acabou a eletricidade durante o Super Bowl deste ano, a equipe de social media da Oreo aproveitou a deixa e tuítou: “You can still dunk in the dark” (Você ainda pode mergulhar no escuro, em tradução livre). A mensagem foi retuítada mais de 15.000 vezes, gerou várias menções em publicações e foi até mesmo citada no documento do IPO do Twitter como um brilhante exemplo de como os anunciantes podem utilizar a plataforma. 
wraps
Fracasso: Tweet da AT&T sobre 11/9
Muitas marcas se manifestaram no Twitter para lembrar o 12º aniversário dos ataques de 11 de setembro. A tentativa da AT&T não deu muito certo: o tweet foi apagado e substituído com um pedido de desculpas. 

Sucesso: Galaxy Gear, da Samsung
O smartwatch Galaxy Gear pode ter recebido críticas boas e ruins, mas pelo menos o comercial que apresenta o produto teve uma boa repercussão. Recentemente, a Samsung revelou que vendeu 800.000 relógios nos dois primeiros meses desde o lançamento, ultrapassando estimativas iniciais. 

Fracasso: Blackberry Z10, no Super Bowl
A BlackBerry posicionou sua peça no Super Bowl deste ano com o objetivo de alavancas as vendas do smartphone Z10, mas, para muitos, o vídeo não conseguiu dar o recado. As vendas não vingaram, forçando a empresa a reduzir seu orçamento em US$ 900 milhões. 

Sucesso: The Scarecrow, da Chipotle
Não é todo dia que uma propaganda de três minutos viraliza, mas essa animação da Chipotle conseguiu a façanha. O vídeo lembra um desenho da Pixar e é embalado por um tema de A Fantástica Fábrica de Chocolate, interpretado por Fiona Apple. O ponto alto da campanha é que, em vez de somente promover a marca, foca na causa contra a cruel industrialização da comida. 
wraps
Fracasso: A farsa do Twitter hackeado, da Chipotle
Fingir que a conta de sua marca no twitter foi hackeada pode gerar buzz, mas não vai resultar em engajamento dos consumidores. A Chipotle aprendeu isso do jeito difícil quando admitiu a farsa da invasão de sua conta no microblog. A ação fez parte da comemoração de 20 anos da empresa. 

Sucesso: The Epic Split, da Volvo
A Volvo emplacou um viral com o vídeo estrelado por Jean-Claude Van Damme. Nele, o ator especialista em artes marciais exibe seu famoso split (espacate) entre dois caminhões. A campanha foi assistida 40 milhões de vezes em pouco mais de uma semana.  

Fracasso: 840 EVO da Samsung
A Samsung lançou uma série de comerciais legais neste ano, mas esse não foi um deles. O vídeo era para ter sido veiculado somente na Coréia, mas a repercussão online rendeu críticas por seu teor sexista. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Journey Retail Media atuará tanto com marcas que já contam com plataformas de ads como para aquelas que pretendem iniciar a exploração de captação de novas receitas como publishers

  • Dança das Contas: OdontoCompany, Riberalves e mais

    Dança das Contas: OdontoCompany, Riberalves e mais

    As franquias OdontoCompany e OrthoDontic encontrou na Cadastra a agência para gerenciar as redes sociais