Burger King adquire canadense Tim Hortons
Negócio de US$ 11,5 bilhões acaba de ser anunciado pelas redes de alimentação
Negócio de US$ 11,5 bilhões acaba de ser anunciado pelas redes de alimentação
Meio & Mensagem
26 de agosto de 2014 - 12h22
A rede de fast food Burger King, controlada pelo 3G Capital, fundo que pertence aos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, acaba de comprar a rede canadense Tim Hortons, de café e donuts. Com o acordo, avaliado em US$ 11,53 bilhões, o 3G Capital ficará com 51% da empresa que surgirá a partir da fusão das operações. No Burger King, o fundo possui, atualmente, 70% das ações.
Segundo comunicado divulgado pela companhia sediada no Canadá, a nova empresa terá vendas anuais combinadas de US$ 23 bilhões, mais de 18 mil restaurantes espalhados por 100 países, e manterá as duas marcas independentes, elevando o potencial de crescimento de cada uma. As sedes de Burger King e Tim Hortons continuarão sendo, respectivamente, Miami e Oakville (em Ontário).
Alex Behring, presidente executivo do Burger King e sócio do 3G Capital, será o comandante da nova companhia como presidente executivo e diretor. Marc Caira, presidente e CEO da Tim Hortons, será vice-presidente executivo e diretor, focado na estratégia geral do grupo e no desenvolvimento de negócios globais. Já Daniel Schwartz, CEO do Burger King, se tornará o CEO do novo grupo. O conselho terá oito diretores do Burger King e três da Tim Hortons, incluindo Caira. Caira e Schwartz continuarão como CEOs das suas redes de origem.
A nova empresa será sediada no Canadá sob a justificativa de que se trata do maior mercado. Analistas, no entanto, dão como razão para a mudança da sede da empresa para o Canadá o fato de a companhia, assim, evitar dupla tributação sobre lucros gerados no exterior, o que ocorreria caso mantivesse sua sede nos Estados Unidos. As ações do novo grupo devem ser negociadas nas bolsas de Nova York e de Toronto.
Compartilhe
Veja também
Notícias Populares volta em edição especial para divulgar filme Extermínio
Criado pelo Estúdio Folha em parceria com a Sony Pictures, projeto resgata o icônico jornal com manchetes que anunciam um cenário apocalíptico
Em movimento nostálgico, Estrela relança boneca da Angélica
Após ter lançado edição limitada da boneca da Xuxa, fabricante de brinquedos aposta em reviver a conexão com as gerações anteriores por meio da boneca de outra apresentadora