Mercado Livre lança primeira collab fashion com Dendezeiro
Parceria com grife baiana valoriza biomas brasileiros e o ecossistema do futebol

Modelos vestem as camisas da coleção limitada Biomas FC, projeto inédito da linha Meli Basics com a Dendezeiro (Crédito: Divulgação)
O Mercado Livre apresenta ao mercado, nesta segunda-feira, 1, a coleção Biomas FC, desenvolvida em parceria com a grife baiana Dendezeiro. O lançamento marca a primeira colaboração nacional da Mercado Livre Basics, linha de produção própria da plataforma de e-commerce, unindo o universo da moda casual ao ecossistema do futebol e à valorização cultural do País.
Composta por seis camisas no estilo streetwear, a linha de edição limitada foi inspirada nas jerseys retrô que ditaram tendência nos anos 1990 e 2000. Cada peça representa um bioma brasileiro e foi desenvolvida em conjunto com artistas independentes locais. Assinam as estampas os artistas André Hulk (Amazônia), Emerson Rocha (Cerrado), Pedro Gutierre (Mata Atlântica), Luize Santiago (Caatinga), Thamy (Pantanal) e Lídia Brancher (Pampas), que traduziram elementos da fauna e da flora regionais em designs contemporâneos.
Mercado Livre apoia comunidades com coleção Biomas FC
Toda a receita líquida obtida com a comercialização das peças será destinada à Rede Origens Brasil, organização que apoia e promove negócios éticos, que valorizam a floresta e seus povos, com garantia de origem e rastreabilidade. O Mercado Livre integra essa rede desde 2024, conectando as ações da instituição à sua estratégia comercial.
A iniciativa estende as ações da companhia no pilar de sociobioeconomia, centralizadas no programa Biomas a um Clique. Em atividade desde 2020, o projeto já impulsionou o faturamento de mais de 300 organizações parceiras, movimentando mais de R$ 10 milhões em vendas no marketplace por meio da oferta de capacitação técnica, visibilidade e benefícios logísticos.
Iniciativa reforça foco em sociobioeconomia
“Valorizar os biomas brasileiros é reconhecer a potência das pessoas, histórias, saberes e sabores que fazem o Brasil ser único”, afirma Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre. “Queremos que cada vez mais pessoas se conectem com esse universo, com esses produtos e contribuam para a geração de renda nestes territórios”, completa a executiva.
Os itens da coleção Biomas FC estarão disponíveis para venda com exclusividade na plataforma do Mercado Livre pelo valor unitário de R$ 199,90.
