Maratona do Rio quer interação o ano todo

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Maratona do Rio quer interação o ano todo

Spiridon e Dream Factory, organizadores da prova, querem transformar a competição em uma plataforma de entretenimento


18 de fevereiro de 2016 - 8h16

Nesta sexta-feira, 19, a Maratona Caixa do Rio de Janeiro lançará uma nova marca e novo portal. Mas estas são apenas as primeiras iniciativas de uma série que os organizadores — Spiridon e Dream Factory — pretendem implementar a partir da edição 2016, que acontecerá dia 29 de maio. O objetivo é consolidar uma estrutura de marketing ampliada para a maratona e promover uma interação constante com os corredores e público entre um evento e outro, tudo sob o conceito “Viva histórias para contar”.

“Queremos transformar a Maratona do Rio em uma plataforma anual de comunicação, estando presente em todos os meses com ações diversas, aumentando os pontos de contato da prova com marcas, corredores, parceiros, com o mercado nacional e internacional, e, principalmente, com a cidade do Rio”, afirma Luiz Paulo Moura, diretor de propriedades esportivas da Dream Factory. A Olympikus é citada como exemplo de marca que já tem atuação 360 graus com a maratona, por meio de mídia, PR, PDV, digital e ações nas provas. E a meta é alinhar os valores, atributos e público do evento aos de empresas privadas, públicas, ongs e outros tipos de associações.

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Entre as ações que serão feitas este ano estão uma campanha de convocação do público (Venha torcer pra gente), nova comunicação visual (logotipo, medalha, camisa e campanha), maior investimento em digital, incluindo mais interações em PR e presença em mídias sociais. Incrementam esta frente uma parceria com o Twitter, transmissões via Periscope e Snapchat, além de websérie com influenciadores e participantes da comunidade esportiva. Também foi selada parceria com o globoesporte.com, no projeto Eu atleta, e elaborado um pilar de sustentabilidade e alcance social do evento. Por fim, haverá um show de encerramento e uma exposição de manifestações artísticas ligadas à Maratona do Rio.

Nos dois dias que antecedem a prova, o Centro de Convenções Sul América, receberá a Expo Rio Run. A feira, que garante ter ultrapassado 75% de sua meta financeira a quatro meses da realização, espera crescer 14% este ano sobre 2014, e reunir público de 40 mil pessoas. Entre marcas confirmadas para a próxima edição estão Olympikus, D Vitaminas, Pink Cheecks, Cool Towels, Tom Tom e Flormel. Já a Maratona do Rio registrou 29 mil inscritos e, pela primeira vez, terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. 

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