Empresas investem em cursos para capacitar mercado

Buscar

Empresas investem em cursos para capacitar mercado

Buscar
Publicidade

Marketing

Empresas investem em cursos para capacitar mercado

Operações como Audio.Ad e Adsplay promovem qualificação nas áreas de áudio digital e programática; plataforma cria streaming sobre gestão


27 de janeiro de 2021 - 9h58

(Crédito: Reprodução)

Uma indústria dinâmica como a da comunicação precisa constantemente atualizar seu ferramental, processos e a própria atuação para conseguir se enquadrar nas contínuas mudanças do mercado. Algumas empresas que acabam desenvolvendo expertise em determinados segmentos vêm tomando a iniciativa de estruturar programas de cursos para passar o conhecimento adiante.

Desde quando iniciou as atividades de comercialização publicitária em áudio, em 2015, a Audio.Ad Brasil, empresa que atualmente pertence à Cisneros Interactive, já se preocupava em promover conteúdo para ajudar a educar o mercado a respeito do mercado de áudio digital. Com a pandemia, no entanto, os cursos online ganharam outra proporção e fizeram a quantidade de alunos da empresa aumentar. Segundo Rodrigo Tigre, CEO da Audio.Ad Brasil, uma das aulas online de um curso ministrado pela empresa contou com a participação de 500 pessoas, simultaneamente.

A demanda do mercado por mais conhecimento sobre o assunto fez com que a Audio.Ad investisse em um novo curso, junto ao IAB-Brasil, para este ano. Com o nome de Audio 360, o curso é fruto do trabalho dos três anos do Comitê de áudio do IAB, que via a necessidade de trazer ao Brasil dados, pesquisas, modelos e métricas adotados internacionalmente. A meta é formar mais de mil profissionais neste primeiro ano.

Na opinião de Tigre, investir na capacitação do setor é uma questão de negócios. Apesar do consumo de podcasts e de conteúdos de áudio digital ter crescido de forma expressiva nos últimos anos, o Cenp-Meios mostra um share de apenas 0,3%. Na visão de Tigre, esse número deveria, no mínimo, ser 12 vezes maior. “O áudio é diferente das mídias tradicionais de vídeo e display. Mesmo no digital, não é possível clicar em um spot de 30 segundos. Se for ver, então, os podcasts, apesar de digitais, o consumo acontece off-line, sem a pessoa estar conectada a internet. Como se mede isso? O áudio digital tem métricas próprias e modelos específicos para avaliar o resultado de uma campanha. Essas são as questões abordadas no curso que visam desmistificar e mostrar os diversos caminhos para falar com os consumidores também durante essa parte de sua jornada diária”, explica Tigre.

A Adplay, que atua no segmento de mídia programática, também observou o interesse do mercado por capacitação no segmento. A percepção virou um novo negócio, o pilar AdsPlay Educação, que oferecerá, nesse primeiro momento, capacitação em quatro diferentes áreas: Google Ads, Google Analytics, Facebook Ads e Mídia Programática.

A iniciativa, na verdade, nasceu como uma plataforma de capacitação interna, mas a empresa achou interessante abrir o treinamento para mais pessoas. “Existe uma demanda enorme de profissionais de marketing que precisam constantemente se aperfeiçoar e também se reciclar, além disso a demanda de marketing digital e mídia programática aumenta a cada dia”, coloca Edu Sani, CEO da AdsPlay Educação. Ele alerta, também, que a mídia programática já representa 27% do total realizado em marketing digital e, por isso, o mercado precisa de profissionais aptos a operarem as ferramentas e avaliarem os resultados.

“Nossa expectativa é alcançar profissionais de mídia e marketing de todo o Brasil, e terminar 2021 com cinco mil alunos. Ao longo do ano iremos promover lives quinzenais sobre o tema com parceiros, clientes e fornecedores, para promover conteúdo de qualidade, além de oferecer novos cursos após o segundo semestre”, promete.

Streaming da gestão
Em outra iniciativa para ajudar a difundir o conhecimento no mercado, o Instituto Mestre GP, iniciativa que conta com apoio de entidades como Abap, Abradi, Fenapro e MMA, lança uma plataforma de streaming voltada à oferecer capacitação e qualificação para profissionais das área de publicidade e marketing.

Com o nome de Mestre GP ao Cubo, o serviço conta com aulas colaborativas e cursos ministrados por profissionais de agências, anunciantes e entidades do setor. O projeto teve início nessa semana, com uma masterclass sobre cultura de gestão. Em formato freemium, a plataforma de streaming terá algumas degustações gratuitas, mas libera 100% de seu conteúdo exclusivo por meio de assinatura mensal, no valor de R$ 29,90.

Além do acesso, a assinatura traz outros benefícios aos participantes, como workshops exclusivos, descontos em futuros eventos e formações do Instituto Mestre GP e em diversos livros da editora Alta Books.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas