Empresas investem em cursos para capacitar mercado

Buscar

Marketing

Publicidade

Empresas investem em cursos para capacitar mercado

Operações como Audio.Ad e Adsplay promovem qualificação nas áreas de áudio digital e programática; plataforma cria streaming sobre gestão

Bárbara Sacchitiello
27 de janeiro de 2021 - 9h58

(Crédito: Reprodução)

Uma indústria dinâmica como a da comunicação precisa constantemente atualizar seu ferramental, processos e a própria atuação para conseguir se enquadrar nas contínuas mudanças do mercado. Algumas empresas que acabam desenvolvendo expertise em determinados segmentos vêm tomando a iniciativa de estruturar programas de cursos para passar o conhecimento adiante.

Desde quando iniciou as atividades de comercialização publicitária em áudio, em 2015, a Audio.Ad Brasil, empresa que atualmente pertence à Cisneros Interactive, já se preocupava em promover conteúdo para ajudar a educar o mercado a respeito do mercado de áudio digital. Com a pandemia, no entanto, os cursos online ganharam outra proporção e fizeram a quantidade de alunos da empresa aumentar. Segundo Rodrigo Tigre, CEO da Audio.Ad Brasil, uma das aulas online de um curso ministrado pela empresa contou com a participação de 500 pessoas, simultaneamente.

A demanda do mercado por mais conhecimento sobre o assunto fez com que a Audio.Ad investisse em um novo curso, junto ao IAB-Brasil, para este ano. Com o nome de Audio 360, o curso é fruto do trabalho dos três anos do Comitê de áudio do IAB, que via a necessidade de trazer ao Brasil dados, pesquisas, modelos e métricas adotados internacionalmente. A meta é formar mais de mil profissionais neste primeiro ano.

Na opinião de Tigre, investir na capacitação do setor é uma questão de negócios. Apesar do consumo de podcasts e de conteúdos de áudio digital ter crescido de forma expressiva nos últimos anos, o Cenp-Meios mostra um share de apenas 0,3%. Na visão de Tigre, esse número deveria, no mínimo, ser 12 vezes maior. “O áudio é diferente das mídias tradicionais de vídeo e display. Mesmo no digital, não é possível clicar em um spot de 30 segundos. Se for ver, então, os podcasts, apesar de digitais, o consumo acontece off-line, sem a pessoa estar conectada a internet. Como se mede isso? O áudio digital tem métricas próprias e modelos específicos para avaliar o resultado de uma campanha. Essas são as questões abordadas no curso que visam desmistificar e mostrar os diversos caminhos para falar com os consumidores também durante essa parte de sua jornada diária”, explica Tigre.

A Adplay, que atua no segmento de mídia programática, também observou o interesse do mercado por capacitação no segmento. A percepção virou um novo negócio, o pilar AdsPlay Educação, que oferecerá, nesse primeiro momento, capacitação em quatro diferentes áreas: Google Ads, Google Analytics, Facebook Ads e Mídia Programática.

A iniciativa, na verdade, nasceu como uma plataforma de capacitação interna, mas a empresa achou interessante abrir o treinamento para mais pessoas. “Existe uma demanda enorme de profissionais de marketing que precisam constantemente se aperfeiçoar e também se reciclar, além disso a demanda de marketing digital e mídia programática aumenta a cada dia”, coloca Edu Sani, CEO da AdsPlay Educação. Ele alerta, também, que a mídia programática já representa 27% do total realizado em marketing digital e, por isso, o mercado precisa de profissionais aptos a operarem as ferramentas e avaliarem os resultados.

“Nossa expectativa é alcançar profissionais de mídia e marketing de todo o Brasil, e terminar 2021 com cinco mil alunos. Ao longo do ano iremos promover lives quinzenais sobre o tema com parceiros, clientes e fornecedores, para promover conteúdo de qualidade, além de oferecer novos cursos após o segundo semestre”, promete.

Streaming da gestão
Em outra iniciativa para ajudar a difundir o conhecimento no mercado, o Instituto Mestre GP, iniciativa que conta com apoio de entidades como Abap, Abradi, Fenapro e MMA, lança uma plataforma de streaming voltada à oferecer capacitação e qualificação para profissionais das área de publicidade e marketing.

Com o nome de Mestre GP ao Cubo, o serviço conta com aulas colaborativas e cursos ministrados por profissionais de agências, anunciantes e entidades do setor. O projeto teve início nessa semana, com uma masterclass sobre cultura de gestão. Em formato freemium, a plataforma de streaming terá algumas degustações gratuitas, mas libera 100% de seu conteúdo exclusivo por meio de assinatura mensal, no valor de R$ 29,90.

Além do acesso, a assinatura traz outros benefícios aos participantes, como workshops exclusivos, descontos em futuros eventos e formações do Instituto Mestre GP e em diversos livros da editora Alta Books.

Publicidade

Compartilhe