De Cannes à Olimpíada, como serão os eventos em 2021?

Buscar

De Cannes à Olimpíada, como serão os eventos em 2021?

Buscar
Publicidade

Marketing

De Cannes à Olimpíada, como serão os eventos em 2021?

Principais conferências da agenda dos profissionais de marketing estão programadas para serem executadas usando formatos virtuais ao vivo híbridos ou presenciais


23 de fevereiro de 2021 - 6h09

Crédito: Tam Nguyen/Ad Age

Por Ethan Jakob Craft, do Ad Age*
O ano de 2020 foi brutal para eventos ao vivo. Após meses iniciais com o calendário como o de costume, o cenário se transformou em uma miscelânea de cancelamentos, protocolos Covid-19 e substituições virtuais feitas às pressas que deixaram o público desapontado. Mas, com um ano de experiência pandêmica em seu currículo, a maioria dos grandes eventos da indústria de publicidade está de volta para se redimir. Mas eles podem?

Um evento que pode sinalizar o que está por vir este ano é a CES, que teve sua tradicional extravagância tecnológica do mês passado de forma remota. Apresentado como um divisor de águas para eventos virtuais que foram desenvolvidos por meio de um acordo de sete dígitos com a Microsoft, o show anual provou ser pouco mais do que uma série de chamadas de vídeo unilaterais, deixando muitos participantes ansiosos pelo caos de Las Vegas. E se a conferência de inovação não pudesse inovar uma maneira de replicar sua atmosfera pessoal, qual evento poderia?

Mas a esperança ainda não está perdida. Os eventos prediletos dos profissionais de marketing ainda devem ser realizados neste ano em formatos presenciais ou híbridos ao vivo virtual, incluindo Cannes Lions e Mobile World Congress já em junho, e Advertising Week New York. De Cannes à Olimpíada, há pontos de interrogação nas pautas a serem definidas, mas a tendência parece ser de otimismo de que o retorno à normalidade ocorrerá antes do final do ano. A seguir, o Ad Age detalha alguns dos maiores eventos da indústria da publicidade em 2021 e como suas execuções podem ser diferentes das iterações anteriores.

SXSW
Neste mesmo mês do ano passado, o South by Southwest estava confiante, com os organizadores e o Departamento de Saúde Pública de Austin prometendo realizar o festival como programado no início de março. Mas à medida que os temores do novo coronavírus aumentaram e uma série de grandes marcas, incluindo Facebook, TikTok e Apple desistiram, o SXSW não teve escolha a não ser fechar a cortina e cair como uma das primeiras vítimas de grande evento da pandemia.

Agora apresentado como SXSW Online, o festival de cinema, música e inovação está programado para acontecer virtualmente de 16 a 20 de março, e não incluirá nenhum componente presencial “devido ao recente aumento de casos de Covid-19” em Austin, Texas, diz seu site. Como tal, o SXSW planeja oferecer um passe de US$ 249 que cobre todo o evento online, incluindo seus festivais de cinema e música, sessões de mentoria e palestras principais com Stacey Abrams e Willie Nelson. Se você planeja participar, compre seu ingresso com antecedência, porque os preços aumentarão para US$ 399 no início de março.

IAB NewFronts e Upfronts
Já se foram os dias de se acotovelar com executivos de mídia em um salão de convenções lotado de Nova York – pelo menos até 2022, dedos cruzados – já que os NewFronts focados em mídia do Interactive Advertising Bureau (IAB) e os upfronts anuais da indústria de TV serão novamente compostos por apresentações inteiramente virtuais.

No que diz respeito aos upfronts de TV deste ano, que estão definidos principalmente para a terceira semana de maio, algumas empresas de mídia estão optando por uma abordagem um pouco diferente da dos anos anteriores. A Disney implementará uma estratégia de “três frentes” que inclui uma vitrine de tecnologia esta semana e um evento de desenvolvimento em março. Já a NBCUniversal promoverá uma conferência pré-inicial de desenvolvedores no próximo mês. O evento “unificado” da Disney, que incluirá o Hulu, está marcado para 18 de maio, junto com a Univison; A ViacomCBS e a WarnerMedia realizarão suas primeiras ações em 19 de maio.

Muitos detalhes dos NewFronts digitais deste ano ainda não estão claros, embora saibamos que as apresentações estão programadas para acontecer entre 3 e 7 de maio e provavelmente incluirão uma combinação de sessões ao vivo e pré-gravadas; o Podcast Upfront do IAB ocorrerá na semana seguinte, permitindo que “os profissionais de marketing avaliem com mais facilidade seus investimentos omnichannel”, afirma a entidade.

Cannes Lions
Quando muitas pessoas da indústria da publicidade souberam das notícias pela primeira vez no mês passado, suas reações iniciais foram de choque, surpresa e confusão. O Cannes Lions poderia realmente acontecer presencialmente? Bem, a se acreditar nos organizadores do festival, profissionais de marketing e criativos irão à Riviera Francesa neste ano para apresentar, julgar, beber e conversar pessoalmente de 21 a 25 de junho.

O Cannes Lions planeja “monitorar constantemente a situação como no ano passado” e “continuar a falar com todos sobre como o vírus os está afetando”, disse recentemente ao Ad Age o diretor-gerente do Lions, Simon Cook. Essa atitude é uma mudança drástica em relação a 2020, quando o evento foi cancelado completamente em vez de passar para uma tarde apenas online, embora sua equipe de planejamento agora esteja confiante de que pode mitigar quaisquer obstáculos associados à hospedagem de um evento ao vivo na França. O Cannes Lions também terá um componente virtual para quem não tem interesse em participar, o que acontece desde 2016.

“Estamos conversando diariamente com a cidade de Cannes, com quem temos um ótimo relacionamento, assim como nossos clientes, sobre as pressões que eles podem enfrentar”, disse Cook, acrescentando que os organizadores do Lions estão totalmente preparados para fazer alterações na hora, como limitar a capacidade do festival. “Continuaremos a fornecer atualizações frequentes para garantir que tomemos a melhor decisão.”

Olimpíada de Tóquio
Depois de seu adiamento no ano passado, os Jogos Olímpicos ocorrerão em Tóquio de 23 de julho a 8 de agosto. Mas avançar com os Jogos requer algumas mudanças e, com toda a probabilidade, o evento esportivo internacional será excepcional. Desde reduzir o tamanho das delegações de revezamento da tocha até possivelmente barrar os espectadores dos eventos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) fez uma miríade de compromissos para “entregar jogos adequados para um mundo pós-corona”, disse John Coates, presidente da Comissão de Coordenação de Tóquio 2020, em comunicado.

Fãs, atletas e anunciantes devem ter em mente que alguns aspectos da próxima Olimpíada ainda estão sendo elaborados – apenas algumas semanas atrás, a própria cidade-sede parecia estar em dúvida, com a Flórida se oferecendo para dar as boas-vindas aos Jogos após relatos anedóticos de que o Japão estava pensando em desistir. E embora o COI tenha feito o possível para manter o público em mente em meio ao atraso de um ano, muitos estão prendendo a respiração para atualizações conforme a cerimônia de abertura se aproxima.

Advertising Week Nova York
Se as programações para os principais eventos de 2021 do mercado publicitário servirem de guia, então a indústria está otimista de que o pior da pandemia e suas consequências podem estar ficando para trás. Enquanto os eventos europeus, incluindo Cannes Lions e Mobile World Congress, em Barcelona, já estão programados ao vivo para o início de junho, os Estados Unidos estão planejando para setembro e outubro o retorno dos eventos presenciais.

Depois de se tornar totalmente virtual no ano passado, a Advertising Week New York acontecerá de 18 a 21 de outubro em um formato híbrido que inclui tanto os componentes virtuais que conhecemos quanto um elemento ao vivo a ser determinado em Manhattan. A seguir, veja os detalhes dos principais eventos do setor neste ano:

SXSW
Datas: 16 a 20 de março
Formato: Virtual

Adobe Summit
Datas: 27 a 29 de abril
Formato: Virtual

IAB NewFronts
Datas: 3 a 7 de maio
Formato: Virtual

Social Media Week

Datas: 4 a 7 de maio
Formato: Virtual

Advertising Week Europa

Datas: 10 a 13 de maio
Formato: Virtual

Upfronts de TV

Datas: Terceira semana de maio
Formato: Virtual

Cannes Lions

Datas: 21 a 25 de junho
Formato: Presencial

Mobile World Congress
Datas: 28 de junho a 1º de julho
Formato: Presencial

Olimpíada
Datas: 23 de julho a 8 agosto
Formato: Presencial

Advertising Week Nova York
Datas: 18 a 21 de outubro
Formato: híbrido
*Tradução: Fernando Murad

Publicidade

Compartilhe

Veja também