Marketing
Black Friday: 92% dos brasileiros consultam preços antes de comprar
Levantamento da unidade de pesquisa do UOL mapeou hábitos de consumo do brasileiro na data comercial
Levantamento da unidade de pesquisa do UOL mapeou hábitos de consumo do brasileiro na data comercial
17 de agosto de 2021 - 6h00
A Black Friday, que neste ano acontecerá em 26 de novembro, é um momento muito aguardado pelos consumidores que buscam pelos menores preços. Segundo o estudo “Black Friday 2021”, realizado pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL, 92% brasileiros pesquisam por preços de serviços e produtos antes de fazer compras na data, sendo que esta antecedência chega a ser de dois meses ou mais em 57% dos casos, ou um mês para 21% dos consumidores.
38% dos brasileiros afirmam que usarão tanto a internet quanto lojas físicas para fazer as compras na Black Friday (crédito: CardMaprnl/Unsplash)
A pesquisa, que mapeou as intenções de compra do brasileiro na data, bem como as categorias de itens mais procurados, e os fatores que determinam a decisão de compra, também mostrou que a intenção de compra na próxima Black Friday se manteve estável em relação ao ano anterior. Apesar da pandemia, 67% dos respondentes pretendem comprar na data deste ano, sendo que, no ano passado, o índice era de 69%. Quando considerados exclusivamente os entrevistados que declararam que compraram em 2020, o índice de intenção para adquirir novos itens na Black Friday deste ano sobe para 89%.
O estudo também analisou que além do preço, os principais fatores que influenciam uma compra online são: valor do frete ou frete grátis (55%), prazo de entrega (29%), credibilidade ou segurança ou site ou aplicativo (27%), cashback (25%) e facilidade no pagamento (24%). Neste cenário, as categorias mais procuradas pelos consumidores são: smartphones (46%), eletrônicos (43%), eletrodomésticos e informática (ambos com 35% das intenções de compra). Com a flexibilização das regras de isolamento, a pesquisa ainda apontou um aumento de 4% na intenção de compra de viagens, passagens e hospedagens na Black Friday deste ano em relação ao ano anterior.
Entre aqueles que pretendem comprar na Black Friday deste ano, 47% o farão apenas pela internet (6% a mais em relação ao ano anterior), 15% comprarão por lojas físicas (ou 4% a mais em relação a 2020) e 38% afirmam que usarão tanto a internet quanto lojas físicas. Quando questionados como a pandemia alterou a frequência de compras online, 53% dos participantes da pesquisa disseram que aumentaram a regularidade das compras digitais, em relação ao período anterior à pandemia, em março de 2020. Além disso, 75% dos consumidores afirmaram que, depois que a pandemia acabar, pretendem manter a atual frequência de compra pela internet.
O levantamento entrevistou 800 pessoas de todo o Brasil, de diferentes classes sociais (A, B e C), considerando uma divisão demográfica representativa, por meio de um questionário online na plataforma MindMiners, entre os dias 10 e 14 de junho.
**Crédito da imagem no topo: Antorti/iStock
Compartilhe
Veja também
Empresas listadas na B3 serão cobradas por diversidade
B3 colocará, a partir de 2023, regra que determina que as companhias de capital aberto tenham, no mínimo, uma mulher e uma pessoa de comunidade minorizada nos conselhos administrativos
Com restaurante, Sabrina Sato inaugura espaço de ativações no metaverso
Artista leva franquia da qual é sócia no mundo físico para a realidade virtual do Cidade Alta