Em prévia para Copa do Catar, Twitter mapeia interações

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Em prévia para Copa do Catar, Twitter mapeia interações

Estudo inédito realizado em parceria com a GWI mensura a interação dos usuários com o futebol e a conexão com as marcas


7 de julho de 2022 - 15h33

Plataforma acredita que oferece uma imersão no conteúdo durante os eventos (Crédito: Divulgação)

Em parceria com a GWI, o Twitter revelou, nesta quinta-feira, 7, estudo realizado com o objetivo de mensurar a interação e o relacionamento dos usuários na rede, seja para falar de seleção brasileira ou dos clubes nacionais, e a relação com a Copa do Mundo, que neste ano acontece em novembro e dezembro, no Catar.

Somente em 2021, a temática foi a terceira mais comentada na plataforma, com mais de 320 milhões de menções no Brasil e, neste ano, já alcançou a média de 71 milhões de tweets. O head do Twitter Next, Rafael Camilo, avalia que a ascensão dos comentários sobre o esporte proporciona uma experiência imersiva para quem está acompanhando, já que 79% dos brasileiros afirmam assistir à televisão conectados a uma segunda tela nas redes sociais.

Além disso, o conteúdo gerado dentro da rede se torna ícone das competições como, por exemplo, a Copa do Mundo de 2018, que revelou o Canarinho Pistola ou o Russo que torcia pelo Brasil, ou mesmo, no âmbito regional, quando o treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, após partida válida pelo Campeonato Paulista confundiu o nome do time Ituano com Itaú e a marca aproveitou do buzz gerado nas redes. “Vira parte da cultura, e algumas marcas aproveitam esses marcos. A Copa é um momento que ela tem para se conectar com o maior evento do mundo”, avalia Camilo.

O estudo indica que 93% dos usuários da plataforma pretendem acompanhar os jogos da Copa do Mundo neste ano, sendo 89% deles interessados pela modalidade e 53% têm a intenção de assistir a todos os jogos.

Nesse contexto, a maior procura dos usuários está relacionada a materiais leves e engraçados (41%), entrevistas exclusivas (38%), concursos (38%), bastidores (36,5%), e solidariedade e causas (35%).

No entanto, apesar de a rede se considerar um player que serve para ser acompanhado antes, durante e depois do evento, é no ao vivo que a audiência sobe. O estudo revelou que o número de tweets aumenta em até 22% durante grandes eventos, como Rock in Rio, finais de campeonato, entre outros. A empresa também trouxe um dado avaliado pela Nielsen que diz que 39% do alcance incremental na TV vem do Twitter.

A gerente sênior de parcerias do Twitter, Nathali Lima, comenta que, por esse motivo, a plataforma se unirá aos especialistas no assunto para levar o conteúdo para a timeline dos usuários durante a Copa do Mundo, se conectando a parceiros de conteúdo como ESPN, TNT, Band Sports e Globo, por exemplo, além da parceria com a CBF, que deve divulgar o backstage da seleção e material de criadores de conteúdo. “Buscamos trazer soluções que permeiam audiência da plataforma, contamos com uma equipe tática pronta para auxiliar as marcas a navegar nesse conteúdo com mais cuidado”, explica a gerente.

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