Máquina da Pepsi customiza sabores

Buscar
Publicidade

Marketing

Máquina da Pepsi customiza sabores

Chamado Pepsi Spire, equipamento permite a composição de mais de mil opções diferentes


30 de julho de 2014 - 8h02

(*) Por Natalie Zmuda, do Advertising Age

Ela não parece grande coisa. É uma porta sem identificação numa pequena região de escritórios 30 milhas ao norte de Manhattan. No entanto, através dessa porta a PepsiCo inaugurou testes com consumidores do seu mais recente lançamento em máquinas de refrigerantes.

Dentro da sala, as três versões das máquinas Pepsi Spire – a maior permite aos consumidores customizarem o refrigerante com mais de mil opções de sabores – estão dispostas ao lado de protótipos de novas vending machines e geladeiras. Há a social-vending machine que permite presentear outras pessoas com bebidas. Ao lado, está a geladeira com tela translúcida que permite mostrar os produtos e exibir mensagens de marketing ao mesmo tempo.

“Só para esta facilidade pesquisamos com centenas de consumidores de diferentes idades, que interagiram com a experiência de uso das máquinas”, diz Brad Jakerman, presidente global do grupo de bebidas da PepsiCo. “Queríamos fazê-la tão intuitiva possível e encontrar o equilíbrio perfeito entre engajamento do consumidor e eficiência”. Também se trata de descobrir o balanço certo entre marketing e vendas, consumidores e clientes, escolha e excesso.

wrapswraps

Segundo Mauro Porcini, chief design officer da PepsiCo, o portfólio de Pepsi Spire é um dos melhores exemplos do desejo da companhia de tornar o design um esforço colaborativo. Um time multifuncional, que incluía designers, profissionais de marketing, executivos de venda e cientistas desenvolvedores de sabores, trabalhou para gerar ideias, protótipos, e testar e ajustar a máquina.

Na medida do possível, o time foi estimulado a antecipar o futuro, afirmou Jakerman, lembrando que eles conversaram com fabricantes de produtos eletrônicos e com analistas de tendências. “Há uma engenharia na máquina que não pode ser ativada no primeiro dia do projeto. Não queríamos complicar demais o projeto no começo. Mas era tentador”, diz. “O bom design é quando você consegue surpreender as pessoas”, acrescenta Porcini. “Por algum tempo elas ficam desorientadas. Há uma curva de aprendizado. A mágica é o tempo de duração dessa curva”, pontua.

A companhia está pesquisando e refinando a Pepsi Spire há anos – a Coca-Cola, sua principal concorrente, lançou sua máquina de refrigerante futurista em 2009. Já existem 20 mil máquinas Coca-Cola Freestyle instaladas nos Estados Unidos e a empresa está no meio do processo de lançamento de novos formatos. A PepsiCo espera ter duas mil unidades no mercado até o final do ano.

Para a Pepsi, essa é uma jogada importante. As máquinas de refrigerantes representam quase um quarto do volume de refrigerantes, segundo a Beverage Digest. A Coca-Cola domina esse mercado com cerca de 70%, contra 19% da Pepsi.

“Obviamente há uma máquina competitiva lá fora. Como estávamos desenvolvendo, estávamos olhando para o que estava funcionando e o que não estava funcionando”, afirma Jakerman. “Isso nos levou a essa noção de maior opção de escolha para os consumidores e mais formatos para os clientes. Também queríamos celebrar grandes telas, para que o ato de servir a bebida se parecesse com uma plataforma de entretenimento. Não queríamos criar uma máquina que tivesse uma tela como a de um caixa eletrônico”, pontua.

A tela grande permite a companhia publicar mensagens de marketing quando a tela não está em uso e também durante o processo de seleção da bebida. Jakerman deu o exemplo do cinema, onde as telas das máquinas podem ser facilmente programadas para mostrar trailers de lançamentos.

O tamanho da tela também permite que as pessoas atrás do consumidor na fila possam observar a transação, o que deve ajudar os consumidores a aprender como a máquina funciona e, com isso, diminuir as filas.

wraps

Coca vs Pepsi
Do ponto de vista de negócios, a PepsiCo quer criar um portfólio de produtos adequado para varejistas de diferentes formatos de loja. Há três modelos disponíveis: uma para bancada com tela sensível ao toque de 10 polegadas, outra para bancada com tela de 15 polegadas e um modelo com tela de 32 polegadas que pode ser configurado para bancada e para uso autônomo. As unidades funcionam com os sistemas de canalização existentes e foram criadas para serem rapidamente reparadas.

“Há valor em não reinventar todo o sistema, pois retira uma grande complexidade do processo. Uma das coisas que investimos muito tempo foi em como assegurar que se algo precisasse de reparo, o acesso ao problema seria facilitado. Em alguns casos, basta tirar a tela e colocar outra no lugar”, conta Jakerman.

Uma das diferenças mais significativas entre Pepsi Spire e Coca-Cola Freestyle é o modo como as bebidas são customizadas. As mais novas máquinas Freestyle oferecem mais de 140 opções de bebida, mas os consumidores escolhem a partir de opções pré-definidas. Já a maior Spire oferece mais de mil combinações ao permitir que o consumidor escolha a marca base – Pepsi Diet, por exemplo – e adicione até três shots de sabores de uma seleção que inclui cereja, baunilha, morango, framboesa, limão e lima. Veja vídeo abaixo.

É aí que os cientistas de sabores da PepsiCo entram. “Você pode inventar sua própria bebida e a máquina não permitirá que você crie uma mistura terrível”, garante Jakerman, citando Mtn Dew com baunilha como sua versão favorita.

Resumindo, Spire pode salvar você de suas próprias más escolhas. A máquina não permite shots de sabores que não combinem com determinada bebida. Apesar de existirem mais de mil opções à disposição, você não conseguirá escolher a combinação cerveja Mug Root com lima, por exemplo.

Tradução: Fernando Murad

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas