Sem presidente da CBF, Fifa reelege Blatter
Suíço é eleito para o quinto mandato em meio à maior crise da entidade
Suíço é eleito para o quinto mandato em meio à maior crise da entidade
Meio & Mensagem
29 de maio de 2015 - 4h12
Em meio às investigações de corrupção das justiças norte-americana e suíça que já levaram sete dirigentes para a cadeia, entre eles o brasileiro José Maria Marin, a Fifa elegeu seu novo presidente nesta sexta-feira, 29. Na verdade, o escolhido foi o homem que comanda a entidade desde 1998. Joseph Blatter venceu o príncipe Ali Bin Al-Hussein por 133 votos a 73 no primeiro turno. O concorrente jordaniano desistiu de disputar o segundo turno.
Leia também:
Como o escândalo Fifa afeta as marcas
Fifa: Empresas quebram o silêncio
Copa impulsiona receita da Fifa
A eleição, que aconteceu sem a presença de Marco Polo del Nero, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que voltou para o País após a prisão do amigo Marin, conduziu Blatter ao quinto mandato à frente da entidade. Em entrevista coletiva na sede da CBF na manhã desta sexta-feira, del Nero descartou renunciar e afirmou nunca ter recebido propinas.
Em sua nova gestão, o suíço terá como principal desafio conduzir a entidade na pior crise da sua história. "Tomo a responsabilidade de voltar a colocar a Fifa no caminho. Precisamos de maior representatividade das federações, de mulheres, precisamos que suas vozes repercutam na Fifa", disse o presidente após vencer a eleição.
Enquanto a justiça dos Estados Unidos e da Suíça prosseguem com suas investigações, o Brasil começa a se movimentar para apurar a participação do País no esquema de corrupção. O Senado instaurou nesta sexta-feira uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a CBF. O autor do requerimento é o tetracampeão Romário, ferrenho opositor de Ricardo Teixeira, Marin e del Nero.
Em outra frente, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, garantiu que todas as esferas do governo (Executivo, Legislativo e Judiciário) estarão empenhados na investigação das denúncias de corrupção na Fifa. O ministro sinalizou positivamente para a abertura de um inquérito da Polícia Federal.
Compartilhe
Veja também
The Town apresenta uma nova atração: a The Tower
Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival
NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados
Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil