Desenho do Sítio em janeiro na Globo

Buscar
Publicidade

Mídia

Desenho do Sítio em janeiro na Globo

Versão em animação do Sítio do Picapau Amarelo é feita em coprodução com a Mixer


14 de dezembro de 2011 - 8h18

 Os olhos são grandes como os dos personagens dos animês japoneses, o ritmo é acelerado, as falas são dinâmicas. Esta é a versão estilo cartoon para a boneca Emília, Narizinho, Pedrinho e toda a trupe do universo de Monteiro Lobato, que chegam em desenho animado a partir de 7 de janeiro, nas manhãs de sábado na TV Globo.

Trata-se da primeira parceria entre a emissora e a produtora, num investimento de R$ 4 milhões, possibilitado via utilização dos recursos do artigo 3º A da Lei do Audiovisual – pelo qual as redes abertas podem abater imposto pago por compras de conteúdos internacionais.

Há um ano em gestação, o projeto foi possível a partir do contato da Mixer com a Globo Marcas, empresa da Globo que representa os herdeiros nas questões dos direitos sobre a obra de Monteiro Lobato. Para João Daniel Tikhomiroff, presidente da Mixer, a coprodução é um marco histórico para a animação no Brasil.

Cada um dos 26 capítulos desta primeira temporada tem duração de 11 minutos. “O desafio foi transformar a obra de Monteiro Lobato em episódio de curta duração. Todos os episódios são baseados em Reinações de Narizinho”, afirma Rodrigo Castilho, responsável pela adaptação do texto e pelo roteiro final. Ele planeja as possíveis segunda e terceira temporadas – o atual volume de produção é de três episódios por mês. Nesta primeira leva, há, por exemplo, muitas cenas no folclórico Reino das Águas Claras. “Não é o que está no livro, mas também não é diferente”, diz Castilho. Um grupo de crianças dá voz aos personagens.

Para Humberto Avelar, diretor do Sítio do Picapau Amarelo em desenho, a grande preocupação do projeto foi se manter fiel a Monteiro Lobato.

Há o mesmo tema original de Gilberto Gil na abertura e os traços dos personagens são de autoria do desenhista Bruno Okada. José Luiz Bartolo, diretor de Licenciamentos da TV Globo, conta que houve um concurso com dez finalistas para se escolher o desenhista da obra. Para ele, os traços são globais, mas há brasilidade na construção dos personagens, que podem eventualmente ir para o mercado internacional. O público-alvo da atração vai dos 4 aos 11 anos de idade.

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital