Ponto do Ibope contempla mais lares
Instituto de pesquisa reajusta a representatividade da audiência; em São Paulo, cada ponto passa a corresponder a 67.112 domicílios
Instituto de pesquisa reajusta a representatividade da audiência; em São Paulo, cada ponto passa a corresponder a 67.112 domicílios
Meio & Mensagem
8 de janeiro de 2015 - 12h06
O Ibope atualizou a representação de cada ponto utilizado para mensurar a audiência televisiva no País. O instituto de pesquisa passará, a partir de agora, a considerar que cada ponto de audiência equivale a 67,112 mil domicílios na Grande São Paulo, considerada a praça mais importante para o mercado publicitário nacional.
Até esse reajuste, o Ibope considerava que cada ponto correspondia a um universo de 65 mil domicílios na Grande São Paulo. O instituto atualiza periodicamente o valor do ponto de audiência para tentar deixar as pesquisas mais críveis e condizentes com o aumento da população e com as novas organizações dos lares do Brasil. A última atualização havia sido realizada em janeiro de 2014.
Além da Grande São Paulo, o Ibope também reajustou o valor do ponto do Painel Nacional de Televisão, o PNT, que mensura a média de audiência em todo o Brasil. Até o final de 2014, cada ponto no PNT correspondia a 217.460 domicílios. A partir de agora, o universo será reajustado para 233.399 domicílios.
As praças da Grande Rio de Janeiro e da Grande Belo Horizonte também foram reavaliadas. Na capital fluminense, cada ponto de audiência passa a representar 42.292 domicílios. Já em Belo Horizonte, cada ponto no Ibope irá corresponder a 18.303 domicílios.
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