Conteúdos elaborados valorizam mídia online

Buscar

Mídia

Publicidade

Conteúdos elaborados valorizam mídia online

Pesquisa revela que conteúdo publicado na web ainda gera desconfiança quando comparado a outras mídias


7 de abril de 2015 - 9h30

Por Michel Bekhor(*)

A credibilidade da web ainda é baixa se comparada às mídias tradicionais. Tanto as notícias quanto os conteúdos publicitários veiculados na internet são percebidos com mais desconfiança. É o que indicam os dados da Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM) 2015.

Segundo o levantamento, apenas 30% dos internautas acreditam em notícias publicadas na rede, enquanto as veiculações em meios tradicionais – revistas, jornais e TVs – é quase duas vezes maior. Para conteúdo publicitário na web, o indicador é ainda menor: apenas um quarto do público confia em anúncios veiculados online (veja o infográfico).
 

wraps

Isso ocorre porque a internet é percebida como “terra de ninguém”, onde a informação circula sem critério ou lastro. Para superar este gap de confiança e diferenciar as informações relevantes das falaciosas, é importante que anunciantes e marqueteiros trabalhem conteúdos mais elaborados – preferencialmente com elementos multimídia, como fotos, infográficos, vídeos, animações etc – e selecionem meticulosamente os canais para a veiculação de suas mensagens.

Ter o nome da empresa ligado a veículos offline, que já usufruem de credibilidade com suas versões digitais, também conta pontos a favor da marca. Isso porque nem todas as mídias 100% online são encaradas com o mesmo grau de confiança. Sites e portais de publicações renomadas são os que mais desfrutam de credibilidade, seguidos das mídias sociais e blogs.

Outro caminho interessante a ser seguido pelos anunciantes é elaborar uma estratégia que combine vários formatos de divulgação: além da publicidade, contemplar também conteúdo editorial e publieditorial.

Notadamente, esses dois últimos contam com um índice de credibilidade 20% superior ao de anúncios clássicos e são mais compartilhados pelos internautas. Basta, por exemplo, observar o grau de engajamento das notícias em suas redes sociais.

A facilidade de acesso e as diversas possibilidades de interação oferecidas pela internet são atributos com os quais a mídia tradicional não pode competir. A mídia online veio para ficar e vale a pena explorar todo seu potencial para minimizar os gaps de credibilidade.

* Michel Bekhor é jornalista e fundador da agência Press Works 

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”