Valor cria dois índices de ações na bolsa
Em parceria com o Coppead/UFRJ e com foco no pequeno investidor, jornal apresenta dois indicadores que agrupam papéis de investimentos
O Valor, em parceria com o Coppead/UFRJ, lançou, nesta segunda, 15, dois novos indíces de ações para o mercado nacional que estão disponíveis para investidores na BM&F Bovespa.
Batizados de Valor-Coppead IP-20 e Valor-Coppead MV, os indíces foram desenvolvidos pelos professores Carlos Heitor Campani e Ricardo Leal, do Coppead, assessorados por 11 mestrandos da instituição.
Os índices são ferramentas importantes para os investidores já que agrupam ações promissoras e facilitam a forma de investir. "Os indices que temos hoje, desenvolvidos pela bolsa, contêm muitas ações, o que, por questão de custos, acaba prejudicando a eficiência da carteira para um pequeno investidor", diz Campani.
O cálculo diário dos dois índices será feito sobre a equipe coordenada pela economista Roxana Echeverria e gerenciada pelo economista William Volpato. O dado estará disponível logo após o fechamento do mercado no Valor PRO e também será divulgado no portal Valor.