Os Hot Topics do Facebook em janeiro e fevereiro

Buscar

Os Hot Topics do Facebook em janeiro e fevereiro

Buscar
Publicidade

Mídia

Os Hot Topics do Facebook em janeiro e fevereiro

Brumadinho, Ricardo Boechat, Netflix e BBB foram alguns dos temas mais comentados nos primeiros meses de 2019


2 de abril de 2019 - 7h17

A tragédia de Brumadinho (MG), a morte de Ricardo Boechat, futebol, os upfronts de entretenimento… Não faltaram assuntos para os brasileiros comentarem (e lamentarem) neste início de ano. Mas entre eles, quais mais geraram mais conversas no Facebook, uma das plataformas sociais com maior base de seguidores no País?

Para ajudar a acompanhar esses temas que a plataforma criou os Hot Topics. Trata-se de uma ferramenta do Facebook IQ, área de insights do Facebook, que mensalmente apresenta os temas mais populares na rede social. Os dados gerados são apresentados segundo os vetores de idade e sexo, separados por temas: Marcas e Produtos, Entretenimento, Esportes, Comidas e Bebidas, Feriados e Eventos e Pessoas. Não são consideradas conversas em torno de política e religião. Sua análise oferece um panorama dos assuntos que mais repercutiram e também ajuda na visualização de tendências sobre o comportamento do consumidor.

Veja a seguir os temas mais populares de janeiro e fevereiro de 2019 e seus respectivos gráficos.

Janeiro/ 2019
O próprio universo midiático esteve em destaque no mês, com grandes áreas de repercussão sobre a Rede Globo, Netflix e Twitter. No caso da emissora de TV aberta, muitos assuntos colocaram a empresa em destaque, como cobertura do noticiário político e do rompimento da barragem em Minas Gerais. Em janeiro a emissora também fez grandes anúncios, como o fim do Video Show,  a nova edição do Big Brother Brasil.

Já a Netflix apresentou duas novidades que repercutiram bastante no período, principalmente entre o público mais jovem, como mostram os gráficos abaixo. “Bandersnatch”,  episódio da série Black Mirror, provocou muitas conversas ao redor de seus dispositivos interativos, os primeiros em uma produção da plataforma. O filme Bird Box, com Sandra Bullock, também foi bastante comentado — um desafio para que os fãs tentassem viver passar parte do dia de olhos vendados, como na história, causou acidentes e uma manifestação oficial da plataforma.

A repercussão de uma rede social dentro de outra rede social é ambíguo e pode sinalizar diversas movimentos, mas uma possibilidade é a ampla utilização do Twitter pelo Governo Federal para anúncios oficiais. Entre as marcas que mais apareceram estão Banco do Brasil, iPhone, Johnnie Walker, Google Play, Gatorade, Horta Urbana, Brahma e Oetker. Veja o gráfico:

 

Fevereiro/ 2019
A morte do jornalista Ricardo Boechat foi o tema mais comentado em fevereiro, e de forma isolada: nenhum outro círculo de temas foi tão grande. A notícia se posiciona numa área bastante central do gráfico, o que denota que o debate foi bastante generalizado, com uma leve tendência de mulheres mais velhas.

Os bastidores da televisão também geraram muitas conversas, principalmente pelo imbróglio envolvendo Marina Ruy Barbosa e Débora Nascimento. O pivô do episódio, o ator José Loreto, foi poupado da repercussão mais pesada, pelo menos no Facebook. O início das oitavas de final da Liga dos Campeões também repercutiu bastante — não por acaso, o período marcou a entrada oficial do Facebook como transmissor dos jogos do torneio europeu.

Os anunciantes mais comentados em fevereiro foram Jeep, Oral-B, WordPress e Guaraná Antarctica. Veja o gráfico de fevereiro:

Clique aqui para mais informações sobre o Hot Topics. 

Crédito da foto do topo: Muhla1/istock

Publicidade

Compartilhe

Veja também