Mídia
YouTube amplia ferramentas de checagem de conteúdo
Plataforma passa a informar se as notícias postadas foram checadas por agências de notícias e, também, a origem de financiamento do editor
YouTube amplia ferramentas de checagem de conteúdo
BuscarYouTube amplia ferramentas de checagem de conteúdo
BuscarPlataforma passa a informar se as notícias postadas foram checadas por agências de notícias e, também, a origem de financiamento do editor
Meio & Mensagem
27 de novembro de 2019 - 11h49
O YouTube anunciou nessa terça-feira, 26, a inclusão de duas ferramentas que visam diminuir a propagação de notícias falsas e informações não confiáveis na plataforma. A partir de agora, os usuários do YouTube no Brasil encontrarão no painel de informações dois recursos que informam se aqueles dados foram verificados por veículos credenciados e, também, sobre o financiamento dos produtores de conteúdo.
Essas informações estarão presentes nas abas Notícias Principais e Últimas Notícias, que a plataforma do Google já havia criado para organizar a publicação de conteúdo jornalístico. A rede social, no entanto, diz reconhecer que algumas histórias postadas nas notícias podem se tornar alvo de desinformação e se propagar de forma indevida.
Para evitar que isso aconteça, a plataforma adiciona o Painel de Verificação dos Fatos, que contará com a participação de editores parceiros do Google. Nesse primeiro momento, já fazem parte da plataforma o Estadão Verifica, Boatos.org, Aos Fatos, Agencia Lupa, UOL Confere, AFP Checamos e Projeto Comprova. As notícias e informações que forem verificadas por esses veículos terão essa indicação visível aos usuários. De acordo com o Google, a ideia é ampliar o número de parceiros jornalísticos.
Para complementar as informações sobre a origem do conteúdo publicado, o YouTube também incluirá, nas abas de notícias, as informações sobre a origem de financiamento daquele veículo. Para os usuários, aparecerá se o editor daquele conteúdo é “financiado por completo ou em parte” por um governo ou se é um “serviço público de transmissão”.
Compartilhe
Veja também
Hulu entra no aplicativo Disney+ nos Estados Unidos
A união vem com uma marca nova do Disney+, que inclui um novo logotipo e uma nova paleta de cores, que une o verde do Hulu e o azul do Disney+
Como o Google usa a IA para garantir a segurança em anúncios
Sofisticação da tecnologia, sobretudo com os grandes modelos de linguagem, permite evolução da segurança contra golpes e fraudes, protegendo usuários e anunciantes