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Shutterstock aponta tendências criativas para 2022

Relatório prevê que temas de tempo e espaço serão predominantes nos projetos criativos e campanhas de marketing neste ano


19 de janeiro de 2022 - 7h47

(Crédito: Shutterstock)

A Shutterstock apresenta nesta quarta-feira, 19, seu relatório anual de tendências criativas. Criado com base nos dados de pesquisa dos usuários globais da plataforma, o relatório prevê que seis tendências criativas, que se encaixam nos temas de tempo e espaço, serão predominantes nos projetos criativos e campanhas de marketing em 2022. Além disso, no relatório deste ano há pela primeira vez os dados de desempenho da Shutterstock.AI, que identificam o conteúdo que gerará as maiores taxas de cliques, que pretende dar insights para criativos e profissionais de marketing.

De acordo com o relatório, espera-se que neste ano os criativos “visualizem essa sensação abrangente de perder a noção do tempo e do espaço ao entrar em novos territórios, eras e possibilidades em seus materiais de marketing. “Quando analisamos mais de perto o que a comunidade global da Shutterstock está procurando, fica claro que 2022 será um ano definido por ultrapassar os limites tradicionais e explorar o desconhecido”, comenta a Diretora de Criação da Shutterstock, Flo Lau, em nota.

As seis tendências são:

1. Fantástico (Século XIV): A popularidade da Idade Média continua a aumentar e a busca por palavras-chave como construção medieval (+6496%), escudo vintage (+2858%) e templários (+831%) tiveram um aumento drástico. De acordo com dados da Shutterstock.AI, o conteúdo que recebe mais cliques inclui torres, taças e machados, sendo os castelos os mais populares.

2. O Macabro (Era Moderna): Os gêneros de terror e suspense estão voltando, com foco em futuros distópicos e pós-apocalípticos. Elementos assustadores como múmias egípcias (+6923%), monstros e feras (+3623%) e A Morte (+388%) apresentaram uma alta.

3. Em Direção Ao Velho Oeste (Séculos XVIII a XIX): Há um aumento no interesse pela cultura cowboy, ambientes do oeste selvagem e campos de pradarias. Pesquisas por cavalos selvagens, por exemplo, aumentaram 1961%.

4. Pé Na Estrada De Novo (Era Moderna): O isolamento social despertou o desejo de viajar para milhões de pessoas ao redor do mundo. Os usuários procuram por bicicletas na estrada (+14911%), estradas de montanha (+5763%) e lugares remotos (+487%) num esforço para explorar territórios desconhecidos e caminhos menos frequentados. Bagagens e serras em montanhas recebem mais cliques, de acordo com dados da Shutterstock.AI.

5. O Cyberpunk Não Morreu (Anos 2100):  Os criativos estão se voltando para a estética de alta tecnologia, como paisagens urbanas noturnas, fundos com fractais (+2955%) e avatares de mulheres (+1503%). O conteúdo que recebe mais cliques inclui tomadas elétricas, webcams e imagens com LED.

6. Saindo do Forno (Era Moderna): Os lockdowns em todo o mundo estimularam as pessoas a voltar a cozinhar. Com isso, pesquisas por especialidades e ingredientes regionais como Porcini (+2.566%), Takoyaki (+2.024%) e Panna Cotta (+435%) estão em alta. Pretzels e cupcakes recebem mais cliques.

Mercado nacional

Além de relatar essas seis tendências globais, a Shutterstock discriminou o relatório de tendências pela primeira vez para alguns de nossos principais mercados: Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido. Para o Brasil, as principais tendências apontam para “Piratas à Espreita”, “Flora e Fauna” e “Coma, Beba e Seja Criativo” – sendo que as buscas têm aumentado através de palavras-chave como “navios pirata”, “animais de safari” e “queijo e vinho”.

**Crédito da imagem no topo: Onchira Wongsiri/Shutterstock

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