Canal Rural e Pod360 levam podcast ao agronegócio

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Canal Rural e Pod360 levam podcast ao agronegócio

Parceria entre as empresas deverá proporcionar informação e análises relevantes para o segmento por meio de formato que acompanha o ouvinte ao longo de sua jornada


22 de junho de 2022 - 15h55

De acordo com o Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com cerca de 5 milhões de produtores rurais. Foi mirando este público que o Canal Rural, um dos principais veículos do nicho no Brasil, firmou parceria com a Pod360, hub dedicado à produção de podcast, a fim de levar o formato ao agronegócio. A partir da produção de cunho analítico, informativo e educacional, a união nasceu da necessidade do aprofundamento de conteúdo que pudesse ser transportado ao longo da jornada dos agropecuários.

 

Canal Rural e Pod360 pretendem levar informação a todos os pontos da jornada dos agropecuários (Crédito: Mladen-Mitrinovic/shutterstock)

“Temos o grande desafio de acompanhar evoluções do comportamento de mídia e consumo de conteúdo desse público e temos nos posicionado em todos esses territórios”, comenta Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural, reforçando que o público se diferencia pelo consumo de conteúdos úteis para a reflexão do dia a dia do negócio, que auxilie na tomada de decisões: “Entendendo que esse perfil e linguagem de conteúdo podem ser muito úteis para o público e buscamos a melhor forma de conseguir isso com as melhores práticas possíveis do mercado, e assim nos comunicamos com a Pod360″.

Colaborando com toda a parte técnica, desde a adaptação dos conteúdos para o formato de podcast, captação, edição, finalização e distribuição, a parceria da Pod360 com o canal envolve trabalho a quatro mãos em termos de metadados, analytics e mensuração de resultados no geral. “Não podemos deixar de fincar a bandeira no segmento agro. Tem muita informação e é muito importante para a economia do Brasil”, afirma Tiago Bianco, sócio e head de produção e operações da Pod360. A expertise do hub na produção de podcasts será usada com a chancela de qualidade de informações produzidas pelo Canal Rural. A viabilização do projeto será feita por meio de estúdio de podcasts que está sendo construído na sede do veículo em São Paulo.

Essa não é a primeira experiência da Pod360 no nicho. No segundo semestre do ano passado, a produtora lançou o Agro360 nas principais plataformas de áudio. Com Rafael Vilella, que é leiloeiro, produtor rural e locutor da PBR Brasil, os episódios tratam de temas como plantio, sustentabilidade e até mesmo técnicas de cultivo. Ao todo, já foram lançados mais de 15 capítulos. “A chegada do agro no universo do podcast reforça muito a relevância, ascensão e adesão do brasileiro ao formato. Literalmente, levamos informação de fácil acesso, ainda mais que falamos de um Brasil agro gigantesco que acaba sendo um baita canal de educação para o público no geral”, salienta Bianco.

Leque de formatos
É importante ressaltar que o podcast não será um subproduto do Canal Rural e sim um formato a mais em conteúdo, e será transformado também em videocast, com transmissão das gravações integradas na grade de programação do canal. Segundo os porta-vozes, essa é uma estratégia 360° para agregar e manter a audiência engajada com todas as marcas do grupo. Ainda, nomes já conhecidos dos espectadores, como âncoras, estarão presentes no podcast.

A difusão da novidade será feita por meio das redes sociais do Canal Rural, que conversam com uma comunidade de mais de 2 milhões de usuários. “Temos hoje no canal a maior estrutura de televisão focada no agro, e vamos usar toda essa plataforma de comunicação de TV e também digital. Entregamos mais de 8 milhões de conteúdos todos os meses”, salienta Cargnino. “Essa multiplataforma de comunicação com o agronegócio vai ser usada como difusão desse conteúdo e servir de educação para que eles entendam esse formato que é o podcast”, acrescenta.

A iniciativa está sendo possibilitada em grande parte por investimento direto em aporte para infraestrutura técnica, investimentos em tecnologia, mídia e pessoas, e contará com a possibilidade da inserção de branded content de marcas do segmento agro ou que queiram se relacionar com essa audiência em específico.

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