Cultura organizacional: a estrela do trabalho remoto

Buscar

Opinião

Publicidade

Cultura organizacional: a estrela do trabalho remoto

É fundamental que os gestores tenham condições para manter contato com seu time e ferramentas para poder desempenhar seu papel à distância


24 de setembro de 2020 - 17h36

(Crédito: Brovector/ iStock)

Durante o isolamento social, muitas empresas adotaram o home office e devem seguir com esse modelo empresarial por meses além do confinamento ou mesmo definitivamente. Com o distanciamento dos colaboradores do o espaço físico da empresa, fica a questão: como manter a cultura organizacional forte durante o trabalho remoto?

Cultura organizacional é o conjunto de características de uma empresa, como hábitos, crenças, valores, atitudes, normas e linguagens que determinam o comportamento de todos seus colaboradores e a maneira como a companhia conduz seus negócios.

Uma empresa com uma cultura organizacional bem definida motiva os colaboradores, melhorando a produtividade, diminuindo o absenteísmo e reduzindo a rotatividade no ambiente de trabalho.

Para isso é importante definir os valores, missão, visão, objetivos e crenças, e implantá-los para desenvolver as diretrizes da empresa e criar um legado poderoso. Afinal, quando se tem uma cultura organizacional bem estruturada e implementada, as ações são compartilhadas e executadas naturalmente por cada colaborador.

Investir em treinamentos, materiais de apoio e desenvolvimento do colaborador são extremamente importantes para que cada pessoa esteja sempre atualizada e próxima da cultura da empresa.

Por isso, durante o trabalho remoto, os gestores têm o papel importante de focar na comunicação e fazer o acompanhamento de sua equipe. Produtividade, satisfação, motivação, comprometimento devem ser guiados seguindo os valores da cultura empresarial.

Cabe aos gestores transmitir a cultura, compartilhando as crenças e aproximando sua equipe nutrindo o sentimento de pertencimento. Dessa forma, a equipe irá trabalhar engajada e motivada ao máximo em prol do seu negócio.

Listei cinco dicas que podem ajudam o leitor a manter a cultura da sua empresa sempre forte:

1. Mantenha o contato constante

Para manter a cultura organizacional durante o home office é preciso estar sempre em contato com o colaborador para fazer o alinhamento de atividades, objetivos, dar feedbacks, etc. Assim, o colaborador irá se sentir amparado e ciente de poderá contar com o gestor sempre que for necessário.

2. Fortaleça a comunicação interna

Evite fofocas e rumores, e permita que os colaboradores estejam a par das principais decisões da empresa, mantendo a comunicação interna ativa por meio de e-mails marketing, chats, reuniões, e outros canais digitais.

3. Ofereça feedbacks

É importante que o trabalho realizado seja sempre avaliado. Durante o home office, o feedback é uma ferramenta indispensável para manter a cultura organizacional sempre presente e o seu colaborador valorizado.

4. Reforce os pontos fortes da sua cultura

Durante esse período de isolamento social, é essencial que a empresa intensifique as comunicações com informações que fortaleçam os aspectos da cultura empresarial. Dessa forma, sua equipe se mantém engajada mesmo estando em casa.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

É fundamental que os gestores tenham condições para manter contato com seu time e ferramentas para poder desempenhar seu papel à distância. Utilizar ferramentas de comunicação, organização e gestão podem facilitar a rotina de trabalho e passar maior segurança aos colaboradores.

Mantenha a cultura da sua empresa viva. Comunique-se. Conecte-se. Inove.

**Crédito da imagem no topo: Pexels

Publicidade

Compartilhe