Pira. Respira. Transpira

Buscar
Publicidade

Opinião

Pira. Respira. Transpira

Vivemos um período onde o excesso é regra e passamos a acreditar que realizar muito é melhor do que realizar bem


27 de abril de 2022 - 6h00

Há mais de um ano sigo aprendendo a conviver com algumas crises de ansiedade. Nesse processo, que envolve um grande esforço de autoconhecimento, descobri e desenvolvi alguns superpoderes. Eles me ajudam a controlar as crises e seguir adiante. São habilidades que passei a usar no meu dia-a-dia pessoal e, claro, no profissional, até porque a ansiedade não tem preferência por CPF ou CNPJ.

Se organizar direitinho…
Um desses “novos” poderes é a capacidade de organizar uma agenda, um planejamento (olha ele aí) que me ajude a definir claramente as prioridades do dia, da semana, do mês, da vida. Saber que existe um caminho traçado, por mais paradoxal que possa parecer, é libertador.

Mas apesar de parecer simples, construir essa programação, não é. Vivemos um período onde o excesso é regra e passamos a acreditar que realizar muito é melhor do que realizar bem. Que é a frequência que constrói qualidade. Que o planejamento é natimorto, pois são os números extraídos das dezenas de testes ABs que vão direcionar os esforços. Há uma ansiedade (olha ela aí) em se movimentar, mesmo que não se saiba para onde ir.

Para me opor a essa visão, um zeitgast do momento, adoro a frase que um cliente disse para sua equipe: “uma coisa que a gente precisa fazer é parar de fazer coisas”. Porque se deixar, alguém sempre vai ter uma ideia e pra saber se é boa ou ruim vão querer aplicar dentro de modelo ágil de desenvolvimento.

Acredito que é papel do planejamento discutir e entender, junto ao cliente, o norte da companhia e o papel da comunicação. Essa visão de futuro organizada vai ser capaz de direcionar esforços e fazer com que a gente trabalhe e viva melhor. Vamos ter menos MVPs abandonados e mais projetos consistentes na rua.

Respirar e desconectar para se conectar
Mas não basta organizar e ter objetivos definidos. A safada se mete em qualquer espaço e tenta minar sua confiança. Coloca em dúvida sua capacidade de entrega quando você mais precisa. Por isso, mesmo conseguindo organizar sua super agenda e a régua de planejamento do cliente, você ainda vai precisar usar outros poderes para estruturar as campanhas e projetos. Porque a ansiedade e o WhatsApp não dão trégua.

Minha psicóloga me ajudou a construir um processo de desconexão do momento, muitas vezes o causador do gatilho que nos deixa ansiosos, através de um exercício de respiração controlada. Eu, que sou um cara bem cético, demorei a acreditar que fosse possível, mas é. Hoje, uso não apenas como combate à danada, mas também para me isolar em trabalhos que exijam de mim maior concentração.

Falar também é superpoder
E como você sabe bem, a pandemia nos isolou. Não aí do seu lado, mas senti falta demais do contato direto com as pessoas, próximas ou não. Em momentos de ansiedade o sentimento de isolamento se exacerba e isso é bem desagradável. Por isso, construir uma rede de apoio e falar com ela sobre seus sentimentos é essencial. Esse papo de “cada um com os seus problemas” é um engodo que precisa ser combatido.

Aqui entre a gente, as reuniões de brainstorming não são as mais divertidas? A gente fala, escuta, grita, ri, cai da cadeira e até chora. Normalmente são reuniões que juntam pessoas, coisa que a gente, como ser social, adora. Por isso, fale, reúna, encontre e abra seu coração. Seja a pessoa que convoca e provoca esses momentos. Vão fazer bem para você e para suas entregas, pode confiar.

Run Forrest, run!
Eu sempre corri atrás da bola jogando futebol. A pelada com os amigos continua sagrada, até porque a resenha é sempre boa. Mas, para domar a malvada, descobri que também adoro correr por aí, transpirando e dopando meu organismo com mais e melhores hormônios. Nesse momento eu deixo a cabeça vazia e só corro, corro até cansar. Acho que o segredo aqui é transpirar e a corrida, por ser um esporte individual, facilita a ação. Sentiu que a ansiedade tá chegando, mete o tênis e vai pra rua. Não curte correr… bicicleta, skate, patins, patinete. Vai suar.

Esse momento de transpiração relaxa e me deixa pronto para para as tarefas mais operacionais. Seguindo a perspectiva do texto, se a régua de planejamento tá feita, os projetos estruturados e as campanhas criadas, é hora de executar. Preencher umas planilhas, dar uns tapas na apresentação, responder e-mails sem pressa, pesquisar fornecedores, ler relatórios e pesquisas. Lembre-se: nem todo trabalho precisa ser 100% cerebral.

Tentando concluir esse texto inconclusivo, acredito que só organizando o caos e a piração do dia a dia é que vamos ter tempo para respirar, conversar, transpirar e, aí sim, alcançar o que fará diferença nos negócios e, principalmente, nas nossas vidas.

Fique bem.
🙂

Publicidade

Compartilhe

Veja também