Credibilidade valorizada

Buscar
Publicidade

Opinião

Credibilidade valorizada

Modalidade de assinatura usada há dez anos no Brasil, o paywall é a porta de entrada para a diversificação nos formatos de pagamento por conteúdo que impulsiona uma nova relação com leitores e anunciantes de jornais


2 de agosto de 2022 - 15h00

Conquistar assinantes sempre foi um desafio para a mídia paga, e, historicamente, um dos pilares de sustentação econômica de jornais e revistas. Entretanto, a partir da proliferação da internet, a monetização de conteúdos distribuídos por meios digitais tornou-se um problema para o jornalismo e para o entretenimento. O avanço da rede e suas conexões caminhou paralelamente aos ideais de democratização ao acesso universal e gratuito — o que é ainda mais enraizado entre os brasileiros, habituados ao consumo livre da TV aberta e do rádio. As mudanças nos hábitos do público e a ascensão dos celulares como principal meio de informação acabaram comprometendo o ambiente de negócios da mídia impressa. Assinaturas minguaram, e, com os leitores, se foram também os anunciantes e inúmeros títulos deixaram de circular.

A principal reação dos jornais veio com o sistema de cobrança para acesso ao conteúdo digital conhecido como paywall, que está completando dez anos de aplicação no Brasil. Adotado em junho de 2012 pela Folha de S.Paulo, a modalidade nasceu em 1997, no Wall Street Journal, mas se notabilizou a partir de 2011, com a adesão do New York Times, que é hoje a principal referência para seus pares de todo o mundo.

Mas a adoção do paywall não foi garantia de recuperação para muitos títulos e os casos de sucesso exigiram resiliência. A comparação da circulação média somada dos jornais brasileiros caiu de 5,4 milhões para 2 milhões de exemplares diários nos últimos dez anos, de acordo com o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), considerando as versões impressas e digitais.

Ao levantar o muro do conteúdo pago, num primeiro momento é preciso enfrentar a queda de audiência, que impacta o faturamento publicitário. Depois, há de se ter persistência para atravessar o período de crescimento lento nas assinaturas online, que não acompanha a migração acelerada do impresso para o digital da atenção do público e das verbas dos anunciantes. Enfim, o caminho é longo até se sedimentar uma nova relação com os leitores pagantes e se alcançar um patamar significativo de receita publicitária. O New York Times, por exemplo, só conseguiu fazer a receita de sua versão digital ultrapassar a da impressa em 2020, nove anos após adotar o paywall.

No Brasil, desde 2018 o total de assinantes das versões online dos jornais é maior que o número de leitores que os recebem impressos. Todavia, a equação financeira ainda não está bem resolvida para muitos títulos, que seguem enfrentando dificuldades e novas barreiras, como as dos leilões da mídia programática, da remuneração pela distribuição de conteúdo pelas big techs e dos prós e contras do engajamento nas redes sociais.
Paralelamente ao avanço das modalidades de paywall na tentativa de atrair leitores para degustações, convertê-los em pagantes e — mais difícil ainda — retê-los como assinantes por longos períodos, os jornais diversificam suas ofertas multimídia e iniciativas para garantir maior envolvimento com o público. A era aberta pelo paywall influenciou também em revisões nos formatos de produção de conteúdo pelas redações, exigindo mais agilidade no trabalho jornalístico, maior envolvimento com as áreas de tecnologia e dados, para entendimento dos hábitos de leitura e consumo dos assinantes, e interação com ferramentas de inteligência artificial.

O importante papel dos jornais para a sociedade brasileira será novamente provado nos próximos meses, quando aumentará o interesse pelo noticiário político, com vistas às eleições de outubro, em um cenário que inclui investimentos dos veículos na cobertura da disputa eleitoral, incertezas sobre debates presidenciais e reforço ao combate às fake news. Para os jornais, passados os primeiros dez anos de paywall, abre-se uma nova janela de perspectivas positivas, tanto pela valorização de conteúdo, expressa pela diversificação de plataformas e pelo avanço nos formatos de assinaturas, quanto pelo reforço na referência de credibilidade que pode ser alcançado neste período eleitoral de extrema polarização política vivido pelo Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Menos robôs, mais criatividade

    Saindo de uma visão apocalíptica, podemos pensar a IA como base para uma nova era de desenvolvimento tecnológico, impulsionada pela criatividade e inovação

  • Longe do fim

    A luta pela equidade de gênero e raça no mercado da comunicação e do marketing