MetaX potencializa mercado de TV conectada no Brasil

Buscar

MetaX potencializa mercado de TV conectada no Brasil

Buscar

post patrocinado

Por

MetaX potencializa mercado de TV conectada no Brasil

Empresa especializada em CTV chega ao país com foco em soluções de publicidade, oferecendo novas opções em smart TV e outros devices


26 de maio de 2020 - 21h46

Com a indústria de CTV (TVs conectadas) em alta, a publicidade nas telas grandes e inteligentes chegou ao centro das atenções do mercado. SmarTVs, Netflix, YouTube, Xbox, Playstation, Apple TV, Google Chromecast e tantos outros players mostram que esse movimento tem ganhando protagonismo e sua penetração só cresce nas residências brasileiras.

Mas como as marcas podem aproveitar esse cada vez mais popular formato de consumo de conteúdo? Neste mês de maio, a MetaX Software, empresa global de tecnologia especializada no segmento de publicidade, inicia sua operação no Brasil. A companhia de origem chinesa escolheu Vanessa Delgado, ex-diretora do grupo Omnicom, como vice-presidente de desenvolvimento de negócios no país.

“A TV, que ainda é o meio mais relevante e consumido do Brasil, está em pleno processo de transformação”, afirma ela, que aponta dados, segmentação da audiência e maior interatividade como alguns dos benefícios da publicidade em TVs conectadas. “Com novas possibilidades criativas e de conteúdo, a CTV é uma oportunidade para conectar marcas e pessoas”, acrescenta.

Ye Wang, CEO global da MetaX

Smart TVs, consoles de videogame, devices on demand e de streaming dos players OTT são a principal especialidade dos engenheiros da MetaX, explica Ye Wang, CEO global da empresa. De Xangai, o executivo falou sobre as expectativas para o negócio no Brasil, as novas oportunidades para os anunciantes e o futuro das TVs conectadas.

Quais os desafios que a publicidade em CTV traz para as marcas, agências, publishers e provedores de conteúdo?
Ye Wang –
A publicidade nas telas grandes conectadas é completamente diferente da publicidade mobile, por exemplo. No mobile, há apenas duas categorias que importam: Android e iPhone. Isso facilita muito as coisas para toda a cadeia. Já a CTV é extremamente fragmentada e, para ter sucesso nessa mídia, a competência técnica é fundamental. Sem conhecimento técnico, você não consegue integrar as plataformas de publicidade a cada um das centenas de dispositivos, de marcas e configurações diferentes. Já temos importantes parcerias com os principais fabricantes e as maiores marcas de TV do mundo. Assim, desenvolvemos expertise sobre os sistemas embutidos nas smartTVs e nos devices de streaming.

Quais são os principais benefícios da publicidade em CTV?
Ye Wang –
Acesso a uma grande audiência é um deles. O número de residências com TVs conectadas está aumentando dia após dia e as projeções indicam que o crescimento será de 82% até 2023. Outro está nas plataformas data-driven, que permitem ao anunciante acompanhar performance e avaliar métricas em tempo real, adaptando materiais, estratégias e aumentando o ROI de cada campanha facilmente. Ela também se mostra altamente atraente para as marcas frente à comunicação no mobile e desktops, caracterizada por forte exposição e 100% de impacto visual quando falamos em vídeos full screen na tela grande. A qualidade do display e do áudio das TVs é incomparável em relação a qualquer outro device da casa. Além da qualidade premium, é preciso citar o formato criativo dos anúncios em CTV, que conseguem gerar experiências imersivas, significativas e engajadoras para a audiência. E a MetaX oferece diversos formatos e possibilidades para os anúncios: dentro de sistemas, de apps, de conteúdos, entre outras opções.

Agora que a MetaX iniciou sua operação no Brasil, quais inovações vocês pretendem trazer ao mercado nacional?
Ye Wang –
Somos uma empresa inovadora e pioneira na integração de publicidade programática e devices CTV, cobrindo todo o processo e todos os cenários do uso de telas grandes conectadas. Nossas tecnologias são baseadas no uso inteligente de dados, ou seja: os anunciantes conseguem atingir de maneira eficaz seu público-alvo, localizando e impactando clusters específicos. Outro diferencial é o entrosamento que temos com esta indústria. Nosso time de engenheiros conhece todos os processos e comportamento do usuário dentro um sistema de TV, desde o ligar do aparelho até navegar pelos menus, selecionar alguma aplicação OTT ou mudar para um canal diferente. Graças a isso, conseguimos servir o anúncio apropriado em cada dispositivo, com base no fabricante, na demografia, no tamanho da tela e na resolução da imagem.

Quais são suas expectativas para a operação brasileira?
Ye Wang –
O CTV advertising é relativamente novo para o mercado brasileiro, onde começa a ganhar o “early momentum”. E o Brasil é muito parecido com a China: tem um grande mercado consumidor, uma economia emergente e uma cultura vibrante. Podemos replicar e alavancar experiências bem-sucedidas da publicidade em CTV na China e, de acordo com as necessidades locais, personalizar e ferramentas específicos para o Brasil. Numa fase futura, com o aprendizado desta operação, esperamos fazer o mesmo para outros países da América Latina.

Por que vocês escolheram o Brasil?
Ye Wang –
Uma das principais características da MetaX é ser criativa, inovadora. Gostamos de descobrir uma nova área potencial, desenvolver tecnologias-piloto e mapear mercados emergentes. Acho que o Brasil tem todos esses elementos combinados. Além disso, é um dos países com maior capacidade instalada para nossos formatos publicitários, o que nos dá uma forte base inicial de comercialização. Também colaboramos com mais de 20 clientes e parceiros globais, entre marcas e fabricantes, e muitos deles têm forte atuação no País. Sabemos que é preciso entender o mercado local e construirmos um ecossistema junto com os players, então também estamos nos aproximando das principais entidades locais do setor, como o IAB Brasil.

Transações programáticas em breve dominarão também a TV?
Ye Wang –
De maneira geral, a programática só vai crescer mais e mais no futuro. E hoje é preciso fazer algo para acompanhar essa mudança. Por quais motivos? Transações programáticas garantem uma base grande de audiência e aumentam a eficiência das campanhas. Os procedimentos são completamente mensuráveis e há total transparência do início ao fim. Um terceiro ponto é que os sistemas de gerenciamento de campanhas são fáceis de usar. É possível ajustar o foco e a abordagem com nossas ferramentas data-driven.

Pode compartilhar números que mostram a eficiência de campanhas baseadas nas tecnologias da MetaX?
Ye Wang –
Fizemos recentemente uma campanha de prevenção à Covid-19 no Brasil. Queríamos cooperar, de alguma forma, com o combate à doença. Em duas semanas, atingimos 100 mil residências. Com 100% de impacto visual nas telas grandes, 86% dos consumidores avaliaram que o vídeo os ajudou e 83% afirmaram que gostariam de ver mais campanhas em suas CTVs. Houve ainda 20% de taxa de click through na landpage configurada e 92% assistiram ao vídeo inteiro, de 30 segundos. Todos esses dados foram checados em tempo real, com total transparência, atributos fundamentais para qualquer cliente hoje em dia.

A Covid-19 vai impactar o consumo de TV?
Ye Wang –
As pessoas estão passando muito mais tempo vendo TV e interagindo com suas smartTVs. Temos recebido muitas solicitações de clientes brasileiros de segmentos específicos — provedores de serviços ligados a exercícios físicos, vídeos online, streaming, delivery. O consumo está mudando e esses novos hábitos aumentam a exposição às telas grandes da casa.

Como serão as TVs conectadas do futuro?
Ye Wang –
Elas vão evoluir muito — e em pouco tempo. Muitos usuários ainda dependem do controle remoto, que não é user-friendly e não encoraja interações. Mas veremos uma série de avanços nos próximos anos: câmeras embutidas, NFC, sensores para reconhecimento de voz. As smartTVs serão integradas a dispositivos como a Alexa, ficando cada vez mais inteligentes, e teremos interações muito mais fáceis com elas. Tudo isso vai causar um grande impacto na publicidade e vai mudar todo o resultado das mensagens na televisão.

O futuro da propaganda na TV vai por este caminho?
Ye Wang –
A CTV é baseada em dados e as agências podem acessar insights profundos sobre os consumidores. Você detecta o perfil dos usuários e direciona as campanhas, segmentando por marca do dispositivo, tamanho da tela, resolução, região geográfica. Graças às notáveis características da tela grande, é possível entregar à audiência vídeos em full screen, que são mais atraentes e elevam a performance. Nossas tecnologias permitem retargeting em diversos devices, em conformidade com as leis e regulamentações locais, e a inserção dinâmica de anúncios na TV vai ter um papel cada vez mais importante. Outra prática recomendada é inserir QR code na peça criativa para aumentar a interação, já que as pessoas já estão acostumadas a usá-los com seus smartphones. No futuro, a MetaX vai oferecer novos formatos como publicidade interativa durante vídeos, publicidade cross-telas e troca dinâmica de anúncios durante as transmissões de TV.

CTV em ascensão

Ainda de acordo com Ye Wang, o mercado de CTV advertising cresceu 330% em transações programáticas em 2019 e 232% em apps CTV que suportam este modelo publicitário nos últimos 18 meses (fonte: Pixalate). Nos EUA, um dos países pioneiros em sua adoção, os investimentos anuais em CTV devem ultrapassar os US$ 10 bilhões em 2021 e atingirão US$ 14 bilhões em 2023 (fonte: eMarketer). No Brasil, existem mais de três milhões de dispositivos CTV, incluindo smartTVs e set-top-boxes conectados, o que significa que a CTV Ads Plataform da MetaX já atinge hoje uma audiência local de cerca de 10 milhões de pessoas — considerando que uma TV no País é acessada por uma média de 3,5 pessoas. Esse número continua crescendo, em milhões, ano a ano — e o Brasil é um país muito voltado ao consumo de TV. A diferença hoje é que, com a internet na televisão, a audiência pode escolher seus conteúdos favoritos e assistir na hora desejada.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A indústria de anúncios da TV conectada e suas tendências

    A indústria de anúncios da TV conectada e suas tendências

    Os anunciantes podem se beneficiar da mídia programática para a otimização e segmentação de campanhas voltadas ao streaming gratuito

  • MetaX Software une-se à TCL FFalcon no mercado de publicidade em TV conectada – CTV

    MetaX Software une-se à TCL FFalcon no mercado de publicidade em TV conectada – CTV