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Marketing

21 novas profissões do marketing pós-disrupção tecnológica

Estudo da Cognizant aponta áreas em que mercado demandará profissionais que ainda não existem, mas serão centrais à publicidade


7 de outubro de 2019 - 13h51

Crédito: iStock/Morsa Images

A Cognizant realizou um estudo que aponta 21 novas profissões na área de marketing que devem passar a ser oferecidas já nos próximos anos. A pesquisa faz parte de uma iniciativa da companhia que busca identificar e analisar as principais tendências do mercado de trabalho e o impacto da tecnologia – principalmente da inteligência artificial (IA) – no futuro das profissões.

Para o presidente da Cognizant no Brasil, João Lúcio de Azevedo Filho, a área de marketing se torna cada vez mais complexa. “Um passo em falso pode destruir uma reputação construída por anos. Por isso, o profissional de marketing de sucesso precisa ser ágil e capaz de se adaptar a dinâmicas de consumo que podem mudar num piscar de olhos”, afirmou, em comunicado, o executivo.

Confira a lista divulgada nesta segunda-feira, 07:

Auditor de Viés Algorítmico

Com o advento da inteligência artificial, esse profissional será responsável por monitorar cada elemento de IA utilizado em chatbots, desde desenvolvimento de produtos, análise de vendas, recrutamento e revisão de contratos para garantir que todos os algoritmos sejam usados de forma legal e alinhados com os valores da empresa. Segundo o estudo, o candidato ideal para esse cargo deverá saber criar jornadas de consumo acessíveis e inclusivas.

Etnógrafo de Dados

O etnógrafo de dados não apenas analisa números, mas os utiliza para contar uma história sobre como os consumidores interagem com sua marca. É um papel essencial na era digital, por conta da enorme quantidade de dados coletados por meio de transações online, internet das coisas, wearables, dispositivos mobile e outros pontos de contato on-line e off-line. O profissional deve encontrar os dados corretos e extrair o melhor deles para melhorar a experiência do consumidor.

Planejador de Missão e Valores

Esse profissional vai ajudar seus clientes a definir e articular suas contribuições para a sociedade e seus propósitos para consumidores e funcionários. O cargo exige compreensão de ambientes corporativos e o uso de várias redes sociais para construir, manter, gerenciar e polir discursos empresariais em um mercado cada vez mais concorrido.

Neurotestador A/B

Quando as marcas conhecem seus clientes na vida real, por meio de campanhas experimentais ou sensoriais, é uma oportunidade de conseguir dados brutos sobre o que eles acham de seus produtos e serviços. O testador A/B deverá elaborar relatórios sobre a atividade cerebral de consumidores quando eles entram em contato com a marca durante campanhas físicas. Se você tem formação em neurociência e é apaixonado por experiência de consumo, então esse cargo é para você.

Engenheiro de Lealdade

A engenharia de lealdade é um conjunto de habilidades no marketing que pensa nos clientes como parceiros de negócios. Os engenheiros de lealdade escutam e identificam as necessidades de clientes e utilizam esses insights para criar tutoriais on-line, eventos, oportunidades exclusivas e adaptações aos programas de fidelidade tradicionais. O candidato ideal para essa vaga deve conhecer os programas de fidelidade corporativos, marketing B2B e iniciativas de community marketing.

Gerente de Humor e Empatia

Os gerentes de humor e empatia têm papel importante em indústrias como a do varejo, em que a competição de preços e produtos se estagnou e as emoções constituem o próximo campo de batalha. Esse profissional deve analisar toda a situação de interação do cliente com a marca, qualificar as emoções envolvidas e propor estratégias para atingir a experiência ideal.

Designer de Feedback e Avaliações

Os clientes ficam engajados por mais tempo quando têm acesso a experiências personalizadas, afirma a consultoria. A dificuldade, entretanto, está em como as empresas interagem com milhões de clientes e possíveis leads por meio de centenas de canais. Por isso, é necessário um profissional para desenvolver e automatizar o feedback, e mecanismos de loop na jornada de consumo da marca. O designer de feedback pessoal vai criar, testar e ajustar os mecanismos de IA que captam os feedbacks do cliente, e os converter em melhorias na jornada de consumo.

Analista de Marketing Entre Marcas

Na última década, muitas empresas passaram a oferecer plataformas de vendas por meio de IA e algoritmos que levam os consumidores a produtos e serviços de terceiros. Com isso, os consumidores não precisam mais pensar no que gostariam de comprar ou fazer porque as máquinas já fazem todo o trabalho operacional. Esse profissional será responsável por catalisar as relações entre empresas e marcas em expansão.

Analista de Sexto Sentido

Nesta função, o trabalho será auxiliar a área de desenvolvimento de produtos e serviços e estender o relacionamento com a mídia e influenciadores. O analista de sexto sentido deve conhecer e ter acesso a uma vasta rede de influenciadores dos mercados de seus clientes, de modo que garanta a credibilidade dessa próxima tendência.

Designer de Personalidade de Máquinas

Como designer de personalidade de máquina, o profissional dará voz e personalidade a produtos e serviços digitais por meio da conciliação das necessidades de seus clientes com a experiência ideal. O candidato deve ter intuição afiada, paixão por trabalhar com pessoas e conhecimentos em cultura, etnografia, sociologia e branding.

Assistente de Simulação

O gerenciamento de expectativas e a divulgação dos benefícios de longo prazo de um relacionamento com o consumidor são recursos de marketing poderosos quando utilizados corretamente por meio de simulações. Assim, o assistente de simulação será responsável por coletar e apresentar previsões para modelar futuros cenários de uso para os serviços e produtos oferecidos.

Especialista em Bem-Estar

Os especialistas em bem-estar complementam produtos e serviços com expertise sobre como fazer escolhas mais saudáveis ao criar momentos personalizados na hora certa da jornada do consumidor. O profissional ideal deverá ter conhecimentos em nutrição, educação física, saúde mental e vida saudável.

Planejador de Assinaturas

De músicas a carros, os hábitos de consumo migram cada vez mais para um sistema de assinaturas. É por isso que os times de marketing precisarão de um planejador de assinaturas. Esse profissional será responsável por criar um framework de assinaturas conectadas para conquistar a lealdade dos clientes e estabelecer um canal direto de vendas. Sua principal função será analisar todas as situações em que o cliente tem contato com a marca, qualificar suas emoções e propor uma estratégia que permita atender às necessidades observadas.

Planejador Tátil

Com novos materiais e a habilidade de programar texturas responsivas, surge a oportunidade de usar superfícies táteis para criar desejo ou interesse pelo toque. O planejador tátil deverá encontrar texturas, materiais e vibrações que estimulem o tato e se conectem ao público. Esse profissional será responsável por repassar para os times de criação e engenharia informações com os resultados esperados e as ações subsequentes para criar uma experiência tátil.

Especialista em Biomarketing

Os dados biométricos oferecem insights valiosos sobre clientes, que podem ser utilizados para feedbacks imediatos ou armazenar conhecimento para análise posterior. Como especialista em biomarketing, o papel será encontrar oportunidades para aproximar os consumidores das marcas.

Gerente de Ética para Pessoas e Robôs

A habilidade de construir uma marca forte e vendê-la com eficiência depende de como os colaboradores – e as máquinas inteligentes com as quais os clientes interagem – transmitem os valores da empresa. Por isso, é necessário um funcionário do time de marketing especializado em garantir que todos na empresa sigam seus valores corporativos. Como gerente de ética para pessoas e robôs, o gerente deverá analisar os dados de cada departamento para entender o que colaboradores e máquinas pensam dos valores da companhia e como isso é posto em prática.

Especialista em Marketing de Microinterações

As microinterações acontecem a qualquer hora em qualquer lugar, e podem fortalecer as mensagens da marca e diferenciar relações entre os consumidores. Por isso, é necessário entender esse fenômeno e aprender a catalisá-lo. O especialista em marketing de microinterações deverá mapear todas as regras e todos os feedbacks para encontrar oportunidades que possam influenciar uma decisão ou percepção.

Diretor de Robôs Criativos

Em pouco tempo, boa parte do marketing criativo será realizada por uma força-tarefa de robôs. Enquanto economiza tempo e reduz erros humanos, essa abordagem racional significa que as campanhas de marketing podem ficar insípidas. O diretor de bots criativos precisa garantir que eles criem experiências atraentes e autênticas, que possam se conectar aos clientes em um nível emocional.

Arquiteto de Marketing Virtual

Realidade virtual, realidade aumentada, videogames e filmes impactam vidas diariamente. Ao arquiteto de marketing virtual, será necessário entender as motivações, os desejos e a jornada dos consumidores no espaço virtual, bem como identificar as oportunidades mais naturais e atraentes para influenciar os clientes. O candidato ideal deve ter experiência em publicidade, design de interiores, arquitetura ou produção de eventos, além de conhecer as principais tendências de AR e VR.

Gerente de Persuasão

No mundo conectado dos smart devices, não serão mais as pessoas fazendo recomendações para seus amigos, mas sim uma combinação de pessoas e algoritmos orientados por IA e machine learning. A disputa por espaço nos buscadores ficará cada vez mais acirrada, e para isso será necessário um profissional que ajude uma máquina a vender. O cargo de gerente de persuasão requer uma pessoa de extenso conhecimento em marketing, capaz de construir recomendações automatizadas do zero e persuadir os buscadores a considerar seus produtos e serviços em lugar dos concorrentes.

Especialista em Storytelling

O especialista em storytelling vai organizar os conteúdos gerados automaticamente nas mídias e garantir que não haja cacofonia entre vozes e ações automatizadas. Esse profissional usará a lógica humana no fluxo de comunicações geradas por máquinas para ajustar e alterar as mensagens com o objetivo de manter a autenticidade e consistência da marca.

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