A busca da IBM por cidades inteligentes
Concurso da companhia reúne vídeos que mostram formas de melhoria urbana em todo o mundo
Concurso da companhia reúne vídeos que mostram formas de melhoria urbana em todo o mundo
Meio & Mensagem
29 de maio de 2014 - 10h55
Por Seth Fineberg, do Advertisin Age (*)
Na última fase de sua campanha de marketing People for Smarter Cities “Pessoas para cidades inteligentes”, a IBM reuniu vídeos de todo o mundo mostrando como os moradores podem melhorar suas cidades. A partir desta quarta-feira, 28, os vídeos estarão disponíveis no site da campanha, bem como em mídias sociais, YouTube e no portal da IBM.
A primeira fase, conhecida como “Ideias inteligentes para cidades inteligentes”, correu no ano passado e contou com as estruturas da IBM, tais como bancos, abrigos de chuva e rampas que melhoraram ou ajudaram em alguns aspectos da vida urbana. O esforço da Ogilvy France venceu o Grand Prix no Festival de Cannes.
O concurso foi feito por meio de uma parceria com a Zooppa, que tem mais de 200 mil membros, incluindo cineastas, blogueiros e comunidades ambientais. Das cerca de 80 inscrições aceitas, foram selecionados oito vencedores de todo o mundo, quatro deles da América do Norte. Os outros são do Reino Unido, Ásia e Cazaquistão. Nos vídeos, foram abordados diversos temas, desde reaproveitamento de espaços vazios até como estimular o trabalho dos deficientes físicos.
Os prêmios variam de US$ 500 a US$ 10 mil. O primeiro lugar foi para os criadores de um vídeo intitulado “Grandby Park”, de Dublin, que mostra como usar melhor um espaço público vazio.
“Esses vídeos nos mostraram com o que as pessoas realmente se preocupam: transporte, ciclismo, edifícios não utilizados que devem ser melhor aproveitados”, disse Jacelyn Swenson, gerente da IBM Brand System. “Com essas histórias, os governantes podem tentar vencer os desafios que enfrentam em suas cidades”, completa.
A Ogilvy França foi mais uma vez parte da ação. O processo começou no final do último verão, quando um aviso sobre o concurso de vídeo foi publicado pela Zooppa, que selecionou as inscrições, de acordo com Susan Westre, diretora executiva de criação da Ogilvy & Mather de Paris.
“Estamos animados com a parceria com a Zooppa e o retorno que tivemos para a IBM. Embora o concurso já tenha acabado, queremos mostrar os vídeos vencedores no site People for Smarter Cities, assim podemos incentivar outras pessoas a contribuir com suas ideias”, reforça Susan Westre.
* Tradução: Bruna Molina
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