Aba Top Brands: Globo, Veja e Visa se destacam
Em sua nona edição, pesquisa também mediu o índice de fidelidade do público
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Meio & Mensagem
22 de agosto de 2012 - 8h50
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em parceria com TopBrands Consultoria de Branding apresentam nesta quarta-feira, 22, na abertura do Fórum Aba Branding, os resultados da nona edição da pesquisa Aba / Top Brands, que avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços, além de medir a confiança, a satisfação e a intenção de recompra, e o índice de fidelidade ou de adesão à marca.
No índice de Top of Mind por categoria, a Globo registrou o maior percentual de citações, com 62%. Em segundo lugar aparece a revista Veja, com 44%, e Visa, com 40%. Nas categorias Jornal e Rádio os resultados foram apresentados por praça. Dentre os veículos impressos, Zero Hora (Porto Alegre), com 69%, Gazeta do Povo (Curitiba), com 67%, e Correio Brasiliense (Brasília), com 62% foram os mais lembrados. No caso das rádios, a emissora com maior índice foi a Itatiaia, com 23%.
As operadoras de telefonia, que vivem um momento de questionamento em função do imbróglio envolvendo, também aparecem no estudo. A TIM foi a líder na categoria telefonia móvel, com 28% das citações, desbancando a Vivo (Top of Mind em 2011). No entanto, a Vivo se manteve na frente na lista dos índices de defensores enquanto Claro, Oi e TIM tiveram quedas expressivas. Já a primeira dentre as empresas de telefonia fixa, com 38%, foi a Oi.
No campo das marcas com mais defensores, Dipirona (genérico), categoria analgésico, registrou o maior índice (77%). Ainda na cada dos 70% estão Hipercard (cartão de crédito), com 75%, Panasonic (aparelho de TV), e Google (portal de internet), ambos com 72%, Globo (emissora de TV), com 71%, e EMS (fabricante de genéricos) e Superinteressante (revista), ambas com 70%).
A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília, nos meses de julho e agosto, com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços. A metodologia foi elaborada em conjunto com a Quest Inteligência de Mercado.
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