Aliansce e a terceira entre os shoppings

Buscar

Aliansce e a terceira entre os shoppings

Buscar
Publicidade

Marketing

Aliansce e a terceira entre os shoppings

Empresa investe R$ 574,5 milhões para elevar a sua participação em três shoppings do Rio de Janeiro, um da Paraíba e outro de São Paulo


10 de janeiro de 2012 - 8h45

A Aliansce assume a terceira posição no ranking nacional de shopping centers com um investimento de R$ 574,5 milhões destinado para a compra de 60% do Carioca Shopping (RJ), 50% do Boulevard Campos (RJ), 49% do Caxias Shopping (RJ), 40,1% do Boulevard Campina Grande (PB) e 40% do Shopping Taboão (SP), além do controle total da âncora C&A do Carioca Shopping. O setor é fortemente disputado também pelo Iguatemi que, de acordo com os resultados do terceiro trimestre de 2011, era o dono do terceiro lugar entre as operadoras de capital aberto no Brasil. BR Malls e Multiplan ocupavam o primeiro e segundo postos, respectivamente.

O montante será financiado por meio de uma linha de crédito imobiliário obtida com o Bradesco no valor de R$ 500 milhões com pagamento em 15 anos e um ano de carência principal. Antes sob o poder da Pargim – empresa pertencente ao grupo português SGC, dono da Unidas, que resolveu encerrar suas atividades no Brasil – as participações elevam o controle médio da Aliansce de 56% para 68% em seus shoppings.

No total, a empresa originada em 2004 por meio de uma joint ventura entre o empresário Renato Rique e a General Growth Properties (GGP), companhia que administra mais de 200 shoppings nos Estados Unidos, acumula agora o controle acionário de quase todos os 14 empreendimentos de seu portfólio, como Santana Parque Shopping (SP), Bangu Shopping (RJ), Shopping Grande Rio (RJ), Boulevard Shopping Brasília (DF), Boulevard Shopping Belo Horizonte (MG), Parque Shopping Belém (PA), entre outros. Somente nos shopping Santa Úrsula (SP) e Grande Rio (RJ), a Aliansce permanece com menos de 50% de participação. A empresa, que em 2007 tornou-se sócia do Gávea Investimentos, controlado por Armínio Fraga, ex- presidente do Banco Central, tem outros quatro shoppings em desenvolvimento.

Com o negócio, a Área Bruta Locável (ABL) própria da empresa passa de 275,7 mil metros quadrados em setembro de 2011 – apenas cinco mil metros a mais que o Iguatemi – para 335,2 mil metros quadrados atualmente, um incremente da ordem de 21,6%. A Aliansce, que iniciou em 2010 a negociação de sua ações no Novo Mercado da BM&FBovespa, registrou lucro líquido de R$ 21 milhões e receita líquida de R$ 69,2 milhões no terceiro trimestre de 2011.

Presidida por Henrique Guerra, a companhia está prestes a assumir também a administração e a comercialização do Shopping West Plaza, inaugurado em 1991, na região Oeste de São Paulo. A operação foi anunciada em dezembro de 2011 e substitui a presença da Brookfield Shopping Centers, antiga Brascan Shopping Centers.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também