Amazon assume posto de maior anunciante do mundo
Gigante do varejo digital pulou da quinta para a primeira posição no ranking do AdAge, que lista os maiores investimentos em publicidade
Amazon assume posto de maior anunciante do mundo
BuscarAmazon assume posto de maior anunciante do mundo
BuscarGigante do varejo digital pulou da quinta para a primeira posição no ranking do AdAge, que lista os maiores investimentos em publicidade
Com informações do AdAge
Nesta segunda-feira, 07, o Advertising Age publicou sua lista anual que aponta os maiores anunciantes em volume de investimentos em mídia. O levantamento indicou que, antes de o mundo ser assolado pela pandemia da Covid-19, os investimentos em publicidade dos 100 maiores anunciantes registraram um crescimento de 0,9% chegando a um recorde de US$ 300 bilhões, em 2019.
O destaque da lista ficou com a Amazon que assumiu a posição de maior anunciante do mundo, segundo o AdAge. A gigante digital registrou um aumento de 34% no investimento em publicidade e promoção, em 2019, chegando a US$ 11 bilhões. Ao mesmo tempo, as vendas líquidas da companhia subiram 20%.
Com isso, a empresa saltou da quinta para a primeira posição do ranking em um ano. A Amazon assumiu o lugar da Procter & Gamble, que investiu cerca de US$ 10,7 bilhões em publicidade e outros custos de marketing no ano fiscal encerrado em junho de 2020, de acordo com o AdAge Datacenter.
Desde que o Advertising Age começou a classificação global entre os anunciantes, essa é apenas a segunda vez que a P&G não alcança o topo da lista. O mesmo aconteceu em 2017, quando a companhia foi batida pela Samsung Electronics e ficou na segunda colocação – naquele ano, a sul-coreana aumentou seus investimentos em mídia para fazer frente à crise envolvendo problemas no Note 7. Neste ano, atrás de Amazon e P&G, apareceram a L’Oréal (US$ 10,3 bilhões), Samsung ( US$ 9,7 bilhões), Unilever (US$ 8,1 bilhões) e Comcast (US$ 7,6 bilhões). A lista completa está disponível no site do AdAge.
Kantar aponta tendências para mídia em 2021
Nos últimos 25 anos, a Amazon injetou US$ 47 bilhões em publicidade para gerar US$ 1,3 trilhão em vendas líquidas. Além do ranking dos maiores anunciantes, o portal norte-americano também destacou as marcas com melhor desempenho ao longo do ano. Diferente do primeiro ranking, que avalia os investimentos, essa lista leva em consideração ações inovadoras e o pensamento estratégico das marcas.
Nesse quesito, para o AdAge, o grande campeão do ano foi a rede social de vídeos TikTok. Segundo o portal, a plataforma emergiu como uma grande força na cultura pop e se tornou parada obrigatória para as marcas que querem se comunicar com o público jovem. Também nesta lista aparecem marcas como McDonalds, o aplicativo de meditação Calm, Lego, Adobe e a marca de maquiagens E.L.F.
*Tradução: Taís Farias
**Crédito da foto no topo: Mfto/ iStock
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros