Amazon é a marca que mais investiu em publicidade no mundo em 2022

Buscar

Amazon é a marca que mais investiu em publicidade no mundo em 2022

Buscar
Publicidade

Marketing

Amazon é a marca que mais investiu em publicidade no mundo em 2022

Companhia destinou mais de US$ 20,6 bilhões em ações de publicidade, marketing e promoções, quebrando recorde em termos de investimentos anuais


8 de fevereiro de 2023 - 18h08

Amazon

Comercial da Amazon, lançado no Brasil no ano passando: em todo o mundo, empresa investiu mais de R$ 20 bilhões em publicidade em 2022 (Crédito: Reprodução)

Com informações do Ad Age

Os investimentos globais em publicidade e marketing da Amazon cresceram 22% em 2022, atingindo a marca de US$ 20,6 bilhões, batendo o recorde de maior valor já investido por um anunciante em um ano.

O aumento nas verbas de marketing aconteceu ao mesmo tempo em que a companhia registrou um aumento de 9% em suas vendas, o mais lento desde quando a companhia iniciou os negócios de vendas de livros online, em 1995.

A Amazon vem registrando, aumento percentual de mais de dois dígitos nas áreas de publicidade e promoção de 2004 até 2022. A exceção foi 2020, o primeiro ano da pandemia de Covid-19, quando a empresa recuou seus investimentos em 1%, de acordo com o Ad Age Datacenter.

O ritmo de crescimento de dois dígitos percentuais também se mantinha em relação às vendas da Amazon todos os anos, desde 2000, até o ano passado.

O anunciante já havia reduzido os investimentos em publicidade e marketing por três vezes. Além de 2020, por conta da pandemia, a Amazon também reduziu os investimentos em 2001, 2002 e 2003, após o estouro da bolha das empresas de internet.

Desde quando iniciou suas operações, em 1995, a companhia já investiu US$ 95 milhões em publicidade e promoção (o que equivale a 3,5% das vendas). Ao longo desse tempo, a empresa registrou US$ 2,7 trilhões em vendas, de acordo com o centro de dados do Ad Age.

Desse valor, pouco mais da metade dos investimentos em publicidade da Amazon aconteceram nos últimos três anos.

Com esses números, a Amazon deve ocupar novamente o topo da lista dos maiores anunciantes do mundo do Ad Age, que será publicado em junho. Nos últimos três anos, a empresa liderou o ranking, como o maior anunciante do mundo.

A Amazon foi uma das empresas de tecnologia a anunciar cortes severos em sua equipe neste ano. No início de janeiro, a companhia comunicou que cortará 18 mil colaboradores alegando as incertezas econômicas do período.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas