Assinar

Amil é vendida por R$ 9,9 bilhões

Buscar
Publicidade
Marketing

Amil é vendida por R$ 9,9 bilhões

Grupo norte-americano UnitedHealth está adquirindo 90% da empresa brasileira


8 de outubro de 2012 - 1h08

O grupo norte-americano UnitedHealth, com sede em Minnesota, e a Amil anunciaram nesta segunda-feira, 08, a fusão das empresas, o que na prática significa que a UnitedHealth pagará quase R$ 10 bilhões pela aquisição de 90% da brasileira Amil.

Maior operadora de planos de saúde dos EUA, a UnitedHealth pagará R$ 6,5 bilhões por 60% das ações da Amil que pertenciam aos controladores e outros R$ 3,4 bilhões por outros 30% atualmente nas mãos de acionistas minoritários. A transação somente será concretizada, no entanto, após análise da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).

Comunicado no site da empresa americana destaca os cinco milhões de clientes da Amil e o fato de que fora dos EUA, o Brasil é o maior mercado e de mais rápido crescimento em planos de saúde privados nas Américas. “O Brasil emergiu como um mercado crescente e em desenvolvimento para o setor de saúde privada e serviços. Sua economia em ascensão, a classe média emergente e políticas direcionadas ao setor fazem dele um mercado de alto potencial de crescimento”, afirmou Stephen J. Hemsley, presidente e CEO da United Health Group, no mesmo comunicado.

A adesão a planos privados no Brasil – destacaram as empresas – cresceu de 35 milhões de pessoas em 2005 para 48 milhões ano passado, Todavia, isso ainda significa 25% da população, contra quase 80% registrados nos EUA.

Edson Bueno, fundador da Amil, continuará na liderança da empresa como presidente e passará a compor o conselho de administração do UnitedHealth Group. Bueno e Dulce Pugliese, sua sócia, permanecerão tendo 10% da Amil por cinco anos. O fundador, no entanto, utilizará US$ 470 milhões da venda para adquirir ações da UnitedHealth Group, tornando-se o maior acionista pessoa física da empresa.

A rede de atendimento da Amil inclui 22 hospitais, 50 clínicas e outros centros de cuidados com a saúde. Em 2012, a Amil deve fechar o ano com receita de US$ 5 bilhões, um crescimento de 15% sobre 2011. No ranking “Agências e Anunciantes”, do Meio & Mensagem, a Amil subiu da 177ª posição em 2010 para 105ª, em 2011, com investimentos em mídia de R$ 35,7 milhões.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • P&G cortará 7 mil postos de trabalho em dois anos

    P&G cortará 7 mil postos de trabalho em dois anos

    Multinacional anunciou a medida como forma de tentar melhorar a produtividade diante de novas taxas e da mudança do comportamento dos consumidores

  • As marcas que mantêm acesas as maiores festas juninas do Brasil

    As marcas que mantêm acesas as maiores festas juninas do Brasil

    Confira quais são as principais marcas que se destacam nas festas juninas por todo o Brasil, celebrando a tradição, a cultura e a regionalidade