Anunciantes preparam saltos olímpicos
O que esperar dos principais competidores do marketing na Olimpíada de Londres
O que esperar dos principais competidores do marketing na Olimpíada de Londres
Meio & Mensagem
11 de julho de 2012 - 8h15
Do Advertising Age
Os jogos de Londres 2012 começam dia 27 de julho e os patrocinadores estão colocando no ar ou finalizando as principais campanhas em torno do evento. A seguir, o que esperar dos maiores anunciantes do mercado de consumo, que estão atrelando suas imagens ao palco do esporte mundial.
Coca-Cola
Depois de uma surra de críticas envolvendo questões nutricionais, o esforço publicitário “Entre no ritmo” tem como alvo globalmente os adolescentes. Nos EUA, a marca trabalhará uma campanha específica, com 8 atletas como protagonistas, utilizando-os em anúncios; além disso, eles também vão interagir com os consumidores via redes sociais. Há, ainda, interação com os atletas via quizzes, premiações, sorteios e um site para postagem de mensagens de encorajamento ao time americano nos jogos.
McDonald’s
Combatendo opiniões de que contribui para a obesidade infantil, a rede veicula a campanha “Campeões da Brincadeira”, pedindo às crianças que acompanhem suas atividades e usem a internet para encorajar os aspirantes a medalhistas na Vila Olímpica. Crianças “grandes” brincam nos anúncios: os jogadores de basquete LeBron James e Luol Deng, por exemplo, enfrentam batatas fritas e um Big Mac. Também em foco está o maior restaurante do McDonald’s já feito em uma Vila Olímpica.
Omega
O cronômetro oficial dos jogos leva ao ar uma série de comerciais exuberantes, muitos dos quais são longos, com imagens demoradas dos relógios de sua Coleção Olímpica Londres 2012. Mas o comercial de assinatura é um hino de um minuto em vídeo com a música “Start me up” dos Rolling Stones. Ele mostra atletas se aquecendo para seu grande momento enquanto um relógio soa suavemente ao fundo com o slogan “Cronômetro oficial de 25 Jogos Olímpicos”.
Procter & Gamble
A Procter & Gamble Co. fechou um acordo global de 10 anos para patrocínios olímpicos, começando por Londres. Marc Pritchard, presidente global de marca, chamou a iniciativa recentemente de “a campanha mais abrangente e ambiciosa” da história da P&G. A ação envolve 34 marcas e 73 países, é ancorada em anúncios globais baseados nas mães e inclui o vídeo viral “Best job”.
Samsung
A Samsung deu início a seus esforços em abril com o americano Projeto Genoma, ligando fãs a atletas olímpicos por meio de conexões em comum. Sob um tema geral, “Todos são os Jogos Olímpicos”, a campanha dá aos fãs a chance de participar do revezamento da tocha, que a Samsung patrocina. A marca colocou 75 blogueiros para transmitir suas experiências dentro dos jogos através de seus modelos mais novos de smartphones.
Visa
O programa da Visa foi construído em torno do conceito de que os consumidores podem fazer a diferença. A campanha, veiculada em 70 países, apresenta momentos triunfantes na história olímpica, com a voz do ator Morgan Freeman em off pedindo aos espectadores para “participar da nossa alegria mundial”. Os fãs também podem postar texto, foto ou vídeo de incentivo que tenham criado para os atletas e compartilhá-los via Facebook.
GE
O programa de marketing gira em torno de muitas ações digitais, incluindo o aplicativo Healthy Share com o Facebook no qual os consumidores podem compartilhar com amigos seu progresso em se alimentar de forma saudável e praticar exercícios. As ações em TV focarão em saúde e em como muitos de seus produtos b2b, como aparelhos de imagem para medicina, atuam nos bastidores para manter o mundo sadio e caloroso.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos