Brasil Kirin reposiciona marca Devassa

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Brasil Kirin reposiciona marca Devassa

Versão do rótulo para o mercado mainstream é substituída por cerveja puro malte


8 de junho de 2016 - 8h51

Portfólio de produtos da marca Devassa

Portfólio de produtos da marca Devassa (crédito: divulgação)

Segunda principal marca mainstream da Brasil Kirin atrás de Schin, Devassa inicia uma nova fase em junho. Lançada em fevereiro de 2010 com investimentos de R$ 100 milhões e campanha da Mood protagonizada pela socialite Paris Hilton, a versão Devassa Bem Loura – e sua variante Devassa By Playboy – foi descontinuada para a chegada ao mercado da Devassa puro malte. O lançamento apresenta o novo posicionamento da família de produtos sintetizado na assinatura “Sente o clima”.

A principal mudança da cerveja é o líquido, que a partir de agora é feito com puro malte de cevada, segundo a companhia. O teor alcoólico é de 4,4%. A embalagem também passou por transformações, com a adoção de elementos premium, como a lata no formato sleek (mais fina e comprida, de 350 ml) e com verniz táctil (marca em alto-relevo). A cerveja também estará disponível nas apresentações retornáveis de 1 litro e 600 ml, e latas de 269 ml, 350 ml e 473 ml. Outra novidade é a Devassa Sunset, variante da loura que será apresentada em garrafa transparente. Os produtos começam a chegar aos pontos de venda em junho.

O projeto, realizado em parceria com a consultoria de Martin Lindstrom, é a primeira grande investida da Brasil Kirin no segmento mainstream de cervejas desde que assumiu o controle do Grupo Schincariol, em 2011. No ano passado, a Kirin perdeu a terceira colocação do mercado nacional para a Heineken. De acordo com dados da Nielsen de abril, a empresa de origem holandesa tem 10% de participação, contra 8,6% da rival. Ambev (66%) e Petrópolis (13,5%) são as duas primeiras.

Minas Vourodimos, da Brasil Kirin

Minás Vourodimos, da Brasil Kirin, segura nova lata sleek (crédito: Div – Edu Leporo – Brasil Kirin)

“Mantivemos a cerveja no mercado mainstream, mas trouxemos códigos das especiais, como o puro malte, a lata inovadora, usada em segmentos mais caros, e mudamos um pouco a forma de fazer marketing, nos apoiando no estilo de vida. Não está previsto o uso de garota-propaganda”, afirma Minás Vourodimos, vice-presidente de marketing da Brasil Kirin, no posto desde dezembro de 2015, quando substituiu Douglas Costa. A estratégia de divulgação inclui campanha de mídia eletrônica e eventos (patrocinadores e proprietários), além de material de PDV (New Style) e para o ambiente digital, que começam ainda em junho. A Leo Burnett Tailor Made é a agência de publicidade da Brasil Kirin.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1713, de 6 de junho, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

 

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