Marketing

Claro faz parceria com OpenAI para oferecer ChatGPT

Empresa oferecerá aos clientes do Claro Multi o acesso à versão Plus da plataforma de IA

i 4 de setembro de 2025 - 11h26

Claro OpenAI

(Crédito: Shutterstock)

*Atualizada às 12h30

Em um movimento para se aproximar – e ampliar o acesso de sua base de clientes – aos recursos de inteligência artificial, a Claro anunciou na manhã desta quinta-feira, 4, o início de uma parceria com a OpenAI, que integrará o ChatGPT Plus aos planos da operadora.

Pelo acordo, os clientes que assinarem os planos Claro Multi, que combinam internet banda larga, plano pós-pago e Claro TV+, terão acesso a um voucher que permitirá a utilização da versão ChatGPT Plus, por quatro meses, de forma gratuita.

Também como fruto da parceria entre as duas empresas, os planos de telefonia móvel da operadora passam a incluir o ChatGPT no Extraplay, a franquia adicional para acesso exclusivo em alguns aplicativos, permitindo que as pessoas possem acessar a plataforma de IA sem consumir o pacote de internet.

Na visão da Claro, a parceria visa propiciar aos clientes novas formas de realizar as atividades do dia a dia além de expandir as possibilidades de buscas, criação de textos, imagens e outros recursos que são oferecidos pelo ChatGPT.

Na apresentação da parceria, em São Paulo, estiveram presentes executivos da Claro e também da OpenAi. Há alguns dias, a companhia de tecnologia anunciou a abertura de um escritório no Brasil até o fim deste ano.

Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, ainda comentou sobre a movimentação de uma das principais concorrentes, a Vivo, que no fim do ano passado anunciou parceria oferecendo acesso gratuito à IA profissional da Perplexity.

“Acredito que cada empresa tem seus caminhos e seus parceiros. No nosso caso, optamos por trazer uma parceria com uma marca pioneira, a mais conhecida e valorizada internacionalmente e dentro do nosso território”, pontuou.

“Se você perguntar a qualquer brasileiro qual marca de inteligência artificial vem à mente, a resposta será o ChatGPT, não outra”, completou.

O executivo ressaltou também que a iniciativa vai além de um movimento comercial. Para ele, trata-se do início de uma parceria de longo prazo com a OpenAI, que deve evoluir continuamente, agregando cada vez mais valor para a Claro e para seus clientes.

A atriz Giovanna Ewbank será a protagonista da campanha, que terá cobertura 360°, passando por vitrines, mídias digitais e TV. A artista e sua família, o marido Bruno Gagliasso e os filhos Titi, Bless e Zyan, passaram a integrar o time de embaixadores da marca.