Assinar

CMOs esperam grandes mudanças em 5 anos

Buscar

CMOs esperam grandes mudanças em 5 anos

Buscar
Publicidade
Marketing

CMOs esperam grandes mudanças em 5 anos

Pesquisa da Accenture com executivos de marketing de 11 países aponta análises, digital e mobile como as principais novas fronteiras


3 de julho de 2014 - 8h07

O digital está mudando o mundo e os executivos de marketing sabem disso. Pelo menos é o que a pesquisa CMOs: Tempo para a transformação digital ou o risco de ser deixado de lado, patrocinada pela Accenture, e que tem como objetivo entender as opiniões, desafios e pontos de vista de executivos de marketing sênior de todo o mundo.

Para 78% dos entrevistados, o mundo do marketing passará por mudanças fundamentais nos próximos cinco anos e as três mudanças mais citadas são análises, digital e mobile. As companhias com crescimento acelerado (com aumento de pelo menos 6% nas vendas anuais), em particular, informaram que os investimentos nessas três áreas compensam especialmente para melhorar a experiência dos consumidores.

Veja as mudanças mais citadas:

. As análises se tornarão uma competência primordial do marketing (42%)

. As verbas digitais responderão por 75% das verbas de marketing (37%)

. O mobile responderá por 50% da verba de marketing (35%)

. O marketing terá uma função de prover informações sob demanda (34%)

. Marketing, vendas e atendimento ao cliente serão fundidos em uma única função função (34%)

. Não saberemos como uma campanha de marketing será com antecedência: as campanhas terão desdobramentos em tempo real dependendo da necessidade e do objetivo com cada consumidor em cada device e canal (32%)

. Mídia espontânea será mais importante e terá mais suporte do que a mídia paga (27%)

. Marketing e TI serão fundidos em uma única função (26%)

. CMOs serão o principal contato dos CEOs, ultrapassando o CFO e outros executivos do C-level (21%)

. Seremos conhecidos como uma empresa digital (21%)

Em relação ao montante aplicado em marketing digital, a tendência aponta crescimento. Os investimentos na área de 39% das empresas pesquisadas superam a marca de US$ 100 milhões. Para 41% da amostra, a verba deve ser ampliada em pelo menos 5% no próximo ano fiscal. Apenas 8% dos entrevistados citaram a possibilidade de corte na verba de marketing digital no próximo ano.

A pesquisa ouviu 581 executivos de marketing de 11 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e 10 setores (automóveis, bancos, bens de consumo, ciências, eletrônicos, mídia, seguros, telecomunicações, turismo e varejo). A coleta de informações aconteceu entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias

  • Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço