Com Nivus, Volkswagen afirma inaugurar categoria
Modelo que une SUV e cupê começa a ser divulgado oficialmente em campanha da AlmapBBDO, que também criou nova linguagem visual na comunicação da companhia
Com Nivus, Volkswagen afirma inaugurar categoria
BuscarCom Nivus, Volkswagen afirma inaugurar categoria
BuscarModelo que une SUV e cupê começa a ser divulgado oficialmente em campanha da AlmapBBDO, que também criou nova linguagem visual na comunicação da companhia
Thaís Monteiro
27 de agosto de 2020 - 6h00
Nesta quinta-feira, 27, a Volkswagen estreia a campanha de lançamento do VW Nivus — modelo com o qual a montadora alemã inicia o que diz ser uma nova categoria de carros — e um novo brand design da companhia, ambos assinados pela AlmapBBDO.
Um crossover entre o formato cupê com elementos de SUV, o VW Nivus é o primeiro modelo da montadora desenvolvido na América Latina, mais especificamente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A montadora destaca atributos como design moderno, tecnologia, conectividade e segurança.
O modelo vem equipado com acesso sem o uso de chave e botão para dar partida; o VW Play, novo sistema de informação e entretenimento da Volkswagen; aplicativos variados como de delivery; sistema de frenagem autônoma de emergência; controle de cruzeiro adaptativo, que permite que o motorista estabeleça padrões de velocidade e distância entre o veículo da frente, entre outras novidades.
Apesar de as vendas já terem se iniciado, a comunicação do automóvel circula no digital, TV aberta e por assinatura esta semana. Conforme o Nivus comece a ser vendido para os demais países da América Latina, até o final do ano, as peças passam a ser exibidas em outros países da América do Sul, Central e no Caribe (à Europa, a novidade chega no segundo semestre de 2021).Para além de um modelo de nova classificação, a Volkswagen também decidiu apresentar, com o VW Nivus, sua nova marca e linguagem. De acordo com Leandro Ramiro, gerente executivo de gestão da marca e comunicações da Volkswagen América do Sul, a montadora adotou um tom de voz mais humano, com senso de humor, estimulante, focado e acolhedor e uma linguagem visual mais vibrante, jovial, colorida e natural.
O logo bidimensional ganhou um plano mais aberto, com maior contraste, o permite que ele seja usado com mais flexibilidade na mídia digital e demais formatos, explica Ramiro.
“O logo da Volkswagen é o elo mais importante entre o produto e a marca e representa valores como qualidade, atenção ao detalhe, valor e durabilidade, considerando as pessoas em primeiro lugar com suas emoções, opiniões e estilo de vida”, contextualiza. A assinatura das peças audiovisuais para divulgação também foi alterada. Agora, um tom de voz feminino encerra os filmes buscando transmitir agradabilidade, acolhimento e confiança.“O momento para inaugurarmos esta nova fase de nossa identidade visual aqui no Brasil foi proposital com a apresentação do nosso grande lançamento do ano, o VW Nivus. Com ele conseguimos expressar o que queremos deste novo design de marca: uma nova atitude, mais versátil, jovem, atual, vibrante, conectada e integrada à diversidade dos tempos atuais respeitando o estilo de cada um. A apresentação dos veículos terá como foco situações realistas e autênticas, com as quais os clientes possam se identificar. As situações e paisagens terão pessoas em destaque, podendo até permitir apenas parte do carro ser visível. O uso dirigido da luz na combinação de cores e formas é outro elemento chave de estilo no novo design da marca. Isso torna sempre marcante e surpreendente o contato com a marca nos mais diversos meios de comunicação e espaços presencias”, coloca.
Com pré-venda feita em julho 100% no ambiente digital — com lives de pré-lançamento, world première (em 60 países), e ferramentas, como o DDX (Digital Dealer Xperience) App Volkswagen Experience, para que o cliente visse em realidade aumentada o carro — o Nivus teve todas as unidades disponibilizadas antes do lançamento oficial vendidas. No primeiro lote, foram 1.200 comercializados num único dia, sem contar a venda em sete minutos da versão Highline Launching Edition, disponível para venda somente pelo site. Um segundo lote com outras 1.000 unidades foi colocado para pré-venda e também terminou em três dias. Além da publicidade, a pré-venda oferecia vantagens como um ano de seguro grátis, pela Porto Seguro, e de mensalidades do serviço Semparar.
Nos meses de junho e julho, a Volkswagen já havia conseguido liderança no mercado pela boa performance de modelos como o SUV T-Cross. Embora classifique o ambiente de negócios atual no País como “atípico e com muitas indefinições”, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, afirma que a montadora trabalha “firmemente” para acompanhar a retomada da indústria.
**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Volkswagen
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros