Com saída de Bezos, Amazon revisa valores corporativos
Princípios pedem que os empregados levem em consideração o bem-estar de seus colegas e da sociedade quando tomarem decisões
Com saída de Bezos, Amazon revisa valores corporativos
BuscarCom saída de Bezos, Amazon revisa valores corporativos
BuscarPrincípios pedem que os empregados levem em consideração o bem-estar de seus colegas e da sociedade quando tomarem decisões
Por Advertising Age
Os funcionários da Amazon devem trabalhar com base em um código de longa data de 14 valores corporativos. Na quinta-feira, 1, poucos dias antes do fundador Jeff Bezos deixar o cargo de CEO, a empresa alterou a lista, adicionando mais dois marcadores.
Jeff Bezos deixará cargo de CEO da Amazon
O primeiro novo princípio se baseia em uma promessa feita por Bezos no início deste ano em sua carta final aos acionistas como CEO: um apelo para tornar a empresa um lugar melhor para trabalhar e criar valor para os trabalhadores, não apenas para os clientes. Esse apelo vem seguido de relatos de altos índices de lesões em uma instalação da Amazon em Bessemer, no Alabama, e um ano de agitação nos armazéns da empresa, quando alguns trabalhadores reclamaram que a administração os considerou dispensáveis durante a pandemia.
“Líderes trabalham todos os dias para criar um ambiente de trabalho mais seguro, produtivo, com melhor desempenho, mais diversificado e mais justo”, diz o princípio. “Eles lideram com empatia, se divertem no trabalho e tornam mais fácil para os outros se divertirem”.
A segunda aborda uma crítica de longa data à empresa sediada em Seattle, de que uma ascensão meteórica baseada na promessa de Bezos de satisfazer os clientes, em momentos, a Amazon deu pouca atenção a outros constituintes, incluindo às comunidades onde seus funcionários vivem e ao meio ambiente.“Somos grandes, impactamos o mundo e estamos longe de ser perfeitos”, diz o segundo novo princípio. “Devemos ser humildes e atenciosos até mesmo sobre os efeitos secundários de nossas ações. Nossas comunidades locais, planeta e gerações futuras precisam que sejamos melhores a cada dia”, pontua.
O conjunto de princípios do maior varejista online tem servido como uma espécie de cola para funcionários, projetada para incentivá-los a satisfazer os clientes, fazer o negócio crescer e evitar a complacência que pode seguir o sucesso. Os funcionários são contratados e avaliados pela forma como estão de acordo com os princípios, e a lista talvez seja a maior contribuição da Amazon para a ciência de gestão, uma codificação do pensamento de Bezos.
Bezos entrega a liderança da empresa ao antigo deputado Andy Jassy, nesta segunda-feira, 5.
Tradução: Henrique Cesar Mello
**Crédito da imagem no topo: Christian Wiediger
Compartilhe
Veja também
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão