Os planos da foodtech investida pelo fundo de Jeff Bezos
NotCo, que possui o fundador da Amazon como entusiasta, produz alimentos com ajuda de inteligência artificial, criou a NotAgency, hub interno de criatividade
Os planos da foodtech investida pelo fundo de Jeff Bezos
BuscarOs planos da foodtech investida pelo fundo de Jeff Bezos
BuscarNotCo, que possui o fundador da Amazon como entusiasta, produz alimentos com ajuda de inteligência artificial, criou a NotAgency, hub interno de criatividade
Luiz Gustavo Pacete
16 de abril de 2020 - 6h00
Presente no Brasil desde o início de 2019, a foodtech chilena NotCo, que desenvolve produtos vegetais por meio de inteligência artificial, vem, nos últimos meses, se estruturando do ponto de vista de negócios e comunicação. Contratou, em agosto do ano passado, Luiz Augusto Silva, ex-Danone, para ser seu CEO. Naquele mesmo mês, a marca também anunciou a chegada de Flávia Buchmann, para conduzir o marketing da empresa. Desde março, a marca vem estruturando sua NotAgency, que consiste em um hub de criatividade e comunicação. Egresso do Nubank, Arthur Lobão é o diretor criativo da NotAgency.
“Estamos estruturando no Brasil a NotAgency, nosso hub interno de criatividade que vai elaborar estratégias criativas, campanhas, criação de conteúdo e apoiar os esforços de expansão internacional. A ideia é montar um time plural de criativos e de profissionais com diferentes backgrounds e conforme isso for tomando forma, vamos também aprendendo e adaptando os detalhes desse núcleo”, diz Flavia. Ela reforça que a marca não terá um modelo único de criação. “Trabalhamos com agências e profissionais independentes, bem com também desenvolvemos material internamente.”
No Chile, a marca desenvolveu projetos com a Havas e, recentemente, a GUT Buenos Aires lançou a primeira grande campanha da marca no Chile, Brasil e Argentina. “Podemos dizer que queremos trazemos para a marca um espírito jovem e questionador na alma. Acreditamos que é possível mudar o que não está certo; acreditamos que isso se faz com colaboração, passo a passo, aprendendo com os erros. Mas, sobretudo, perguntando sempre ‘Why Not?'”. A NotCo entrou no Brasil com a NotMayo, maionese feita sem ovos e à base de grão de bico. No final do ano passado, lançou o NotMilk, leite vegetal feito a partir de uma mistura de ingredientes como repolho, abacaxi e chicória e o NotIceCream, sorvete vegetal.
Sobre o segmento de alimentos vegetais, Flavia entende que o ritmo de crescimento se mantém mesmo em meio às circunstâncias. “Esse é um segmento que cresce de forma acelerada basicamente no mundo todo. E não há qualquer indício de que esse ritmo vá diminuir. Muito pelo contrário: cada vez mais gente está repensando seus hábitos, se preocupando com o impacto que o consumo tem no planeta e na nossa qualidade de vida.” Criada em 2015 no Chile, a NotCo chamou a atenção do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, que, em março de 2019, passou a ser um dos investidores da empresa por meio do fundo Expeditions, que liderou uma rodada de US$ 30 milhões com outros investidores.
Inteligência artificial que cria produtos
Ainda que o foco da NotCo esteja na produção de alimentos, sua principal plataforma é o Giuseppe, nome do software que utiliza inteligência artificial para desenvolver moléculas e ingredientes vegetais que substituam ingredientes animais. O sistema analisa, além de moléculas, sabores e texturas. O uso de dados e da automação no desenvolvimento de produtos tem se tornado cada vez mais comum. Em janeiro deste ano, a Seara, em parceria com o Google, desenvolveu uma linha de produtos feita com base em insights de busca.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros