GM leiloará edição especial Tracker Caramelo
Marca é patrocinadora do filme Caramelo, que estreia esta semana na Netflix e repassará lucro da venda do modelo a ONG de proteção e resgate de animais

GM procura o “Caramelo Mais BR” para reproduzir em edição única da Tracker (Crédito: Reprodução)
Um dos personagens no filme em que a Chevrolet deu início a uma série de cinco lançamentos anunciados para o segundo semestre deste ano – o que divulgava o modelo Tracker – o cachorro Caramelo está de volta, e com mais destaque na comunicação da marca.
No roteiro do filme de julho, o cachorrinho era resgatado pela polícia, junto com um Tracker roubado e recuperado pela polícia, com a ajuda do sistema OnStar, da Chevrolet. Agora, a montadora volta à carga como patrocinadora do filme Caramelo, que estreia nesta quarta-feira, 8 de outubro, na Netflix, protagonizado pelo ator Rafael Vitti e pelo cão Amendoim.
Engajamento canino
Além disso, num trabalho entre a GM e sua agência WMcCann e a Netflix, mobilizando a base de fãs do streaming, as marcas resolveram unir duas paixões: o Tracker (segundo a companhia, citando dados da Web Motors, a marca de carro mais amada) e o vira-lata caramelo, que é sensação nos memes do mundo digital.
Entre segunda e quinta-feira da semana passada convocaram as pessoas a enviar fotos de seus vira-latas caramelos para inspirar a montadora a chegar ao tom de caramelo que represente o Brasil. Foram recebidas 22.918 fotos, cuja análise levou ao tom do “Caramelo Mais BR”.
O resultado da ação é uma edição única da Tracker, o Tracker Caramelo, na cor final dessa “pesquisa pet”. O veículo será colocado para leilão online, em vigor ao longo das próximas semanas, e o valor arrecadado será revertido ao Instituto Caramelo, que atua na proteção, resgate e doação responsável de animais.
Cultura brasileira
“A GM tem um olhar forte para segurança da família, inclusive, da família estendida, que inclui os pets. Temos serviços para acionar uma emergência; no caso dos pets, por exemplo, encontrar o veterinário mais próximo ou poder ligar o ar-condicionado remotamente, mantendo o carro mais refrigerado num dia muito quente para proteger os animais”, elenca Guilherme Arruda, diretor de marketing da GM.
Além do filme principal, que tem produção da Modernista e estreia nesta quarta-feira, na plataforma da Netflix e em mídias sociais, YouTube e out-of-home, pílulas apresentando features do modelo Tracker, com participação de Vitti, serão exibidas.
“Queríamos algo diferente, que se conectasse com a cultura brasileira e foi uma collab que foge do padrão, tem uma identidade visual e personalidade diferentes”, acrescenta Arruda, em referência à presença de outros elementos e tons caramelos e terrosos da vida popular brasileira que estarão no filme, como sandálias de couro, cestarias, filtros de barro, louças de vidro marrom.
Segundo o executivo, desde o lançamento, o Tracker tem registrado crescente de vendas mês a mês, contando com uma sazonalidade mais forte no segundo semestre.
Celebrando um século de operação no mercado brasileiro, a GM projetou investimentos de R$ 7 bilhões no País. Além da Tracker, foram anunciados como lançamentos da marca ainda este ano: novas versões do Ônix e Ônix Plus, o Spark e uma nova Captiva.
O setor automotivo trabalha com uma previsão de crescimento entre 3% e 3,5% este ano.