Impressão 3D unida ao licenciamento
Coca-Cola, Hasbro e Hershey?s estão começando a desenvolver projetos com a tecnologia
Coca-Cola, Hasbro e Hershey?s estão começando a desenvolver projetos com a tecnologia
Meio & Mensagem
20 de junho de 2014 - 12h15
(*) Por Michael Stone, do Advertising Age
A Coca-Cola, como de costume, participou da edição anual da Licensing Expo, em Las Vegas, desta vez se preparando para o aniversário de 100 anos do contorno icônico de sua garrafa, que acontecerá ano que vem, com um estande cheio de produtos vintage. Mas a Coca-Cola também olha para frente, com uma impressora 3D licenciada para os consumidores, a Ekocycle Cube, em parceria com a 3D Systems e o diretor criativo chefe da 3D Systems, Will.i.am.
Coca-Cola e Will.i.am, que deu início à marca Ekocycle com a Coca-Cola em 2012, estão oferecendo uma impressora 3D que vem com 25 conceitos “prontos para imprimir” com curadoria de Will.i.am. Também haverá um componente de sustentabilidade para a marca Ekocycle da Coca-Cola. O filamento usado para criar os objetos será produzido – ao menos em parte – por garrafas plásticas de 600 ml recicladas.
A 3D Systems espera que este seja apenas o começo: a companhia também está trabalhando em uma impressora 3D para confeitos em parceria com a Hershey’s. A 3D Systems será responsável pela tecnologia e geometria dos produtos de confeitaria, enquanto a Hershey’s dará consultoria no uso de chocolate e sabor. Apesar de a máquina aceitar qualquer tipo de chocolate, algumas diretrizes serão dadas sobre como atingir o resultado de qualidade da Hershey’s.
A impressão 3D também está traçando seu caminho rumo aos brinquedos. A Hasbro se mantém de boca fechada sobre seu futuro em relação à tecnologia, mas o anunciante está definitivamente no caminho, especialmente após assinar um acordo com ninguém menos que a 3D Systems, em fevereiro, para trazer à vida alguns de seus personagens franqueados.
A MakerBot, outra empresa de impressão 3D, tinha uma impressora no evento imprimindo uma personagem de sua coleção, em parceria com a Pretty Ugly, sob a qual venderá designs online para as Uglydolls colecionáveis. A MakerBot e a Pretty Ugly esperam crescer com a oferta uma vez que a demanda por impressoras 3D aumenta.
Falando em estreias no licenciamento, seria difícil fechar o assunto Expo sem mencionar o Grumpy Cat. Não, ele não está envolvido com impressão 3D. Entretanto, ao lado do Gato Félix, um dos felinos pioneiros em licenciamento, não acho que jamais tenha havido um gato tão popular – e surgido de nada mais que um meme. Pensar que um meme de gato poderia se tornar uma marca tão florescente – com sua própria linha de café e um filme a caminho pela Lifetime – é simplesmente surpreendente.
(*) Tradução: Roseani Rocha
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros