Inovações puxam crescimento da Ambev
Companhia divulgou seu balanço de 2011. No mercado de cervejas, multinacional alcançou 69% de participação, segunda maior média dos últimos dez anos
Companhia divulgou seu balanço de 2011. No mercado de cervejas, multinacional alcançou 69% de participação, segunda maior média dos últimos dez anos
Renato Pezzotti
8 de abril de 2012 - 2h49
A Ambev divulgou nesta quinta-feira 8 o seu balanço anual. Dois números chamam atenção no documento de 27 páginas: a participação da multinacional no mercado de cervejas e o crescimento de seu EBITDA.
Segundo números da empresa, a participação da multinacional no mercado de cervejas brasileiro alcançou 69%, segunda maior média da marca nos últimos dez anos. Segundo João Castro Neves, diretor geral da companhia, “continuamos investindo em nossas marcas e em inovações, alcançando nosso recorde histórico de participação e uma mudança de patamar no premium internacional com o crescimento de 215% de Stella Artois e com o lançamento de Budweiser em agosto de 2011”. Os lançamentos que incrementaram os números da Ambev em 2011 foram as cervejas Skol 360 e a Antarctica Sub-Zero.
O EBITDA normalizado de 2011 totalizou R$ 13,1 milhões, um crescimento de 14,8% em relação ao ano anterior. O volume, entretanto, cresceu apenas 0,8%. O crescimento da receita líquida em cervejas no Brasil alcançou 9,7%, com um incremento de apenas 0,1% no volume de vendas. Isso demonstra que a empresa precisou vender menos produtos para ver seu lucro crescer.
Ainda no documento, Castro Neves afirma que “as expectativas para 2012 continuam positivas devido à perspectiva de crescimento da indústria no Brasil impulsionada principalmente pelo aumento da renda disponível, que deverá resultar em volumes crescentes ao longo do ano”. O executivo ainda afirma que a companhia continuará “aproveitando as oportunidades de crescimento que identificamos no Norte e Nordeste do Brasil e investindo em nosso portfólio premium”.
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