Intenção de compra cai ao menor nível histórico
Índice da FecomercioSP bateu 119,7 pontos, pior marca desde agosto de 2009, quando a série teve início
Intenção de compra cai ao menor nível histórico
BuscarIntenção de compra cai ao menor nível histórico
BuscarÍndice da FecomercioSP bateu 119,7 pontos, pior marca desde agosto de 2009, quando a série teve início
Meio & Mensagem
9 de maio de 2014 - 12h52
Os consumidores paulistanos estão ressabiados. O índice) na cidade de São Paulo recuou 2,6% em abril na comparação com março e atingiu a marca de 119,7 pontos, a menor desde agosto de 2009, quando a série histórica foi iniciada.
Dentre os sete itens que compõem o índice, apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Perspectiva profissional foi o que apresentou maior recuo, com variação negativa de 7,3%. Na sequência aparecem Momento para duráveis (queda de 3,7%) e Nível de consumo (-3,5%).
De acordo com a assessoria econômica da federação, a queda de quase todos os itens e o fato de o indicador ter atingido o menor nível histórico evidenciam a preocupação dos paulistanos com a pressão inflacionária permanente, o encarecimento do crédito e o baixo crescimento econômico. A tendência é de que o pessimismo se mantenha nos próximos meses, o que pode prejudicar as vendas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente com dados de 2,2 mil consumidores do município de São Paulo. O índice, que vai de zero a 200 pontos, é composto pelos itens Emprego atual, Perspectiva profissional, Renda atual, Acesso ao crédito, Nível de consumo atual, Perspectiva de consumo e Momento para duráveis.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros