Investidores questionam nova embalagem da Coca-Cola
Pesquisa apontou que a padronização das embalagens da marca poderia confundir os consumidores
Investidores questionam nova embalagem da Coca-Cola
BuscarInvestidores questionam nova embalagem da Coca-Cola
BuscarPesquisa apontou que a padronização das embalagens da marca poderia confundir os consumidores
Meio & Mensagem
22 de abril de 2016 - 14h54
Enquanto os executivos de marketing da Coca-Cola estão apostando que o novo desenho das embalagens da marca irá incrementar as vendas do refrigerante em todo o mundo, alguns investidores estão receosos em relação aos efeitos que a mudança irá causar nos consumidores.
A Sanford C. Bernstein realizou uma pesquisa com 65 investidores de diversos países e questionou a opinião a respeito da adoção do disco vermelho como padrão nas latas e rótulos das garrafas de Coca-Cola. Segundo a consultoria, apesar de boa parte dos investidores terem louvado os esforços da unificação do design da marca, mais de 20% dos entrevistados destacaram ter receio de que a mudança confunda os consumidores. A pesquisa da Bernstein também pediu para que os investidores atribuíssem uma nota à embalagem, de 1 a 5 (sendo 5 a melhor classificação). A média das notas foi 3.
O novo design será lançado oficialmente na primeira semana de maio, no México, e será levado para todo o mundo nos próximos meses deste ano e também em 2017. A mudança da embalagem nos Estados Unidos deve ficar apenas para o próximo ano. O anunciante ainda está decidindo como adaptar a mudança para a Diet Coke no mercado norte-americano, uma vez que a marca sempre foi trabalhada de forma independente no país.
Um dos investidores que participou da pesquisa respondeu que a cor vermelha da lata causará uma impressão negativa para as versões diet e light do refrigerante, que sempre utilizaram a cor cinza para se destacar da versão normal. O instituto criou uma nuvem de palavras com base nas descrições dadas pelos investidores e a que mais apareceu foi “confusão”. Alguns dos entrevistados chegaram a comparar a nova embalagem da Coca-Cola à bandeira do Japão, por conta do círculo vermelho.
A marca está apostando nas cores secundárias das embalagens para tentar barrar a confusão. A Coca Zero, por exemplo, tem a parte superior da embalagem na cor preta, além de ter destacada a frase “zero açúcar”. A versão normal da Coca-Cola traz a frase “sabor original”.
Com informações do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros