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L?Occitane traz nova marca ao Brasil

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Marketing

L?Occitane traz nova marca ao Brasil

Pão de Açúcar terá exclusividade nas vendas de Le Couvent des Minimes


28 de fevereiro de 2012 - 3h55

Após um ano de negociações, o grupo francês L’Occitane oficializou uma parceria com o grupo Pão de Açúcar, que vai vender com exclusividade, a partir de abril, produtos da marca Le Couvent des Minimes. Esta é a terceira em faturamento do Grupo L’Occitane; a primeira é a L’Occitane en Provence e a segunda marca é a Melvita, de produtos 100% orgânicos, mas sem previsão de ser comercializada no Brasil. Em princípio, o acordo tem prazo de dois anos.

A marca Le Couvent des Minimes, criada em 2004, homenageia personagens e o modo de vida da Ordem dos Mínimos, um convento do século XVI na cidade de Mane, na Alta Provence, cujos membros tinham uma relação especial com a terra e com a simplicidade da natureza. Anna Chaia, presidente da L’Occitane afirmou que o Brasil é o primeiro país onde a marca está sendo comercializada na América Latina, e o Pão de Açúcar, o primeiro supermercado no mundo que terá os produtos, uma vez que na Europa e na Austrália, onde a marca está presente, os canais são o farmacêutico e de perfumarias.

Os produtos estarão disponíveis inicialmente em 24 lojas do Grupo Pão de Açúcar (20 delas na Grande São Paulo e as demais no Rio de Janeiro, Brasilia e Fortaleza), além do Pão de Açúcar Delivery, que atende clientes de todo o País. Serão 30 produtos, distribuídos em oito linhas, representando 75% do portfolio da Le Couvent, com produtos cujos preços variam de R$ 12 (sabonete) a R$ 88 (eau de toilette). O mix inclui itens para os cabelos, banho, mãos, pés e corporais. Uma diferença em relação aos da L’Occitane en Provence é que enquanto estes focam um ingrediente a partir do qual desenvolve linhas com diversos itens, os da Le Couvent são compostos por mais de um ingrediente. Exemplo é a linha Receita Relaxante, que mistura lavanda e acássia.

E por que o Pão de Açúcar? “Existe uma sinergia muito grande entre as propostas de valor do Grupo L’Occitane e do Pão de Açúcar”, destacou João Edson Gravata, diretor de operações do Grupo Pão de Açúcar, durante evento de lançamento da parceria, realizado nesta terça-feira, 28, no Convento da Santíssima Trindade, no bairro paulistano de Santo Amaro. Segundo o executivo, a presença dos produtos na loja será num móvel de madeira certificada e pelo sistema de autosserviço assistido – ou seja, haverá uma promotora para orientar os clientes. Em outras categorias de produtos a rede varejista já comercializava itens importados (muitos do sócio francês Casino) e havia a lacuna na categoria higiene e beleza.

A campanha de divulgação dos produtos ainda está sendo planejada pelas agências da L’Occitane (Lew Lara) e a do Pão de Açúcar (a house PA Publicidade). Marcelo Bazzali, diretor de marketing do Pão de Açúcar, não detalha a estratégia, mas avisa que deve passar por mídia impressa, mídias digitais e utilizar fortemente as ferramentas de relacionamento do Programa Mais, que tem base de 2,7 milhões de clientes, que respondem por 50% do faturamento do Pão de Açúcar. Ele explica que, pelo perfil de clientes do Pão de Açúcar, é possível que das primeiras 24 lojas, as vendas de Le Couvent des Minimes se expandam rapidamente para cerca de 80 das 160 unidades do Pão de Açúcar no Brasil.

Questionada sobre expectativa de vendas da nova marca, Anna Chaia lançou mão do clássico “o céu é o limite”. A executiva ressaltou que as vendas de cosméticos têm crescido 10% ao ano e movimentam anualmente aproximadamente R$ 31 bilhões, sendo que os canais de autosserviço, como os de farmácias e supermercados, representam 50% disso.

Maria Alice Rocha, gerente de marketing da L’Occitane, ressaltou que a ideia da parceria com o Pão de Açúcar partiu do Brasil e que está sendo muito bem vista pela matriz da L’Occitane, que enxerga a venda da Le Couvent como complementar à de L’Occitane en Provence, já que se trata de momentos de compra diferentes, com posicionamentos de preço e propostas de valor diferentes. Ambas, no entanto, irão trabalhar as datas de varejo, tanto que a chegada em abril, já prevê vendas do Dia das Mães, com opções de embalagens de presente, e também aproveitará as campanhas internas da rede Pão de Açúcar. A matriz, garante Maria Alice, está incentivando o desenvolvimento primoroso da parceria no Brasil. “Eles olham para o potencial do mercado brasileiro para Couvent de uma forma incrível, criaram um mobiliário exclusivo para o Brasil, em sintonia com o que tem lá fora. Os olhos deles estão brilhando, a França está muito otimista com o Brasil”, conta.

Já quanto à L’Occitane en Provence, carro chefe do grupo, em abril atingirá o número de 90 lojas e, para o ano fiscal de 2012-2013, prevê mais 15 inaugurações, nas regiões sul e sudeste, principalmente. No exercício que termina em março de 2012, o grupo deve atingir faturamento de 772 milhões de euros. Para o Grupo L’Occitane, o Brasil é o quinto maior mercado do mundo, caminhando rapidamente para a quarta posição. O crescimento anual do faturamento, com L’Occitane en Provence, está na casa dos 37%, um dos maiores do mundo para a empresa.
 

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