LOreal lucra mais com Brasil e China
Ásia e América Latina ajudaram a gigante de cosméticos a alcançar um faturamento de 20,3 bilhões de euros no ano
Ásia e América Latina ajudaram a gigante de cosméticos a alcançar um faturamento de 20,3 bilhões de euros no ano
Janaina Langsdorff
14 de fevereiro de 2012 - 9h15
A alta de 5,1% no faturamento da centenária marca francesa de cosméticos L´Oreal, para 20,3 bilhões de euros em 2011, foi puxada pelo crescimento de 13,2% obtido na América Latina, com destaque para o. Atrás da América Latina estão a Ásia e a África, com expansões de 13% e 10,5% respectivamente. Devido à crise, o aumento na Europa foi bem mais modesto, de 0,6%, enquanto a América do Norte cresceu 5,5%. Já a elevação do lucro operacional do grupo foi de 7,7%, o que equivale a 16,2% das vendas.
Ásia e América Latina são as regiões que devem continuar abrindo o caminho para a conquista de novos mercados para os cosméticos da L´Oreal, dona das marcas Lancôme, Kérastase, Diesel, Vichy, Garnier e L’Oréal Paris. Essa última acaba de comemorar os 40 anos da criação de um dos slogans mais lembrados da propaganda mundial, a assinatura “Porque você vale muito”. Traduzida para mais de 40 idiomas, a frase foi transformada em âncora para a estratégia de comunicação global da marca, que hoje possui mais de 25 embaixadoras internacionais, como Beyoncé, Claudia Schiffer, Gwen Stefani e Jennifer Lopez, além das brasileiras Alinne Moraes, Luiza Brunet, Grazi Massafera, Paola Oliveira e Taís Araújo.
Lançamentos
O maior investimento feito pela L´Oreal em 2011 foi para lançar o Revitalift Roll On Olhos, produto indicado para os cuidados com o rosto, segmento que teve uma verba 70% maior na comparação com 2010.
Com a promessa de suavizar olheiras e inchaços ao redor dos olhos, o lançamento anunciado em maio deve ajudar a marca a dobrar a sua participação no mercado brasileiro de anti-rugas, que movimenta cerca de R$ 358 milhões no País, o equivalente a 46% do mercado total de skin care, hoje estimado em R$ 3,6 bilhões, segundo dados da Nielsen fornecidos pela L´Oreal. O principal canal deste mercado é o door to door, responsável por 63% do faturamento da categoria e com crescimento de 12% ante 2010.
A previsão é que a participação da marca pule de 7% para 14% ao final do primeiro ano de vendas do produto. A estratégia da gigante da área de cosméticos presente hoje em 120 países é fortalecer a imagem da L´Oreal como uma empresa de beleza e não somente uma marca ligada a produtos para os cabelos.
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