Tambaqui?n?chips no estádio de Manaus
Por meio do Sebrae, empresário faz versão amazonense do tradicional peixe com batatas dos britânicos
Por meio do Sebrae, empresário faz versão amazonense do tradicional peixe com batatas dos britânicos
Meio & Mensagem
26 de maio de 2014 - 5h28
Por Eduardo Marini
Com orientação do Serviço de Apoio à Média e Pequena Empresa (Sebrae), o empresário Mário Freitas do Valle, proprietário do restaurante Tambaqui de Banda, desenvolveu o Tambaqui de Pé, uma versão com peixe amazônico do fish’n’chips, tradicional e popular peixe com batatas fritas dos britânicos. Autorizado pela Fifa, o empresário vai oferecer o lanche aos amazonenses, turistas estrangeiros e brasileiros na Arena da Amazônia e também em suas duas casas durante a Copa do Mundo.
A versão brasileira do peixe com fritas terá 150 gramas de filé de tambaqui, um peixe nobre dos rios amazônicos, acompanhadas de batatas fritas e um molho especial à base de maionese e mostarda com temperos mantidos em segredo. Servido em um box triangular que lembra um cone, cada porção vai custar R$ 12. Haverá ainda combos do lanche com refrigerante e outras bebidas, mas esses preços ainda serão definidos. A meta do empresário é vender oito mil unidades na primeira partida disputada na cidade, entre Itália X Inglaterra.
O empresário investiu um bom dinheiro em busca do objetivo. “Gastamos cerca de R$ 80 mil no aluguel e na adaptação de três contêineres e na contratação e treinamento de 16 funcionários para preparar a comida”, detalha. “Como o tambaqui é o peixe que melhor representa a Amazônia, decidimos vender a ideia apostando na tradição britânica do prato”. Valle conta que o técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, provou e aprovou o fish’n’chips amazônico em uma viagem recente a Manaus. “Ele elogiou o sabor e disse que a torcida inglesa gostará da nossa versão”.
O empresário pretende manter o produto em seu cardápio, também para entrega, caso seja aprovado pelo público da Copa. Outra ideia é levar a iguaria para outros Estados, por meio de franquias.
Leia a íntegra desta matéria no Especial Norte, parte integrante da edição 1611, de 26 de maio, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento