Marcas comemoram centenário de Jorge Amado
Caixa, Santander, Sky e Tam são as principais patrocinadoras dos eventos que festejam a vida e a obra do autor
Caixa, Santander, Sky e Tam são as principais patrocinadoras dos eventos que festejam a vida e a obra do autor
Meio & Mensagem
10 de agosto de 2012 - 8h30
Há cem anos, no sul da Bahia, nascia o escritor Jorge Amado. Responsável por um legado literário que inclui mais de 30 obras – entre elas, “Gabriela: cravo e canela”, “Tieta do Agreste” e “Dona Flor e seus dois maridos”, posteriormente adaptadas para o cinema, teatro e televisão – o autor, que possui um lugar de destaque na literatura brasileira, também obteve sucesso no exterior com livros comercializados em mais de 50 países e traduzidos para mais de 40 idiomas.
Festejar a vida e a obra deste baiano, falecido em agosto de 2001, além de propagar sua importância para a nova geração, é uma oportunidade para marcas como Caixa, Santander, Sky e Tam investirem nos patrocínios destes eventos comemorativos.
O ano repleto de homenagens vive seu ponto alto em Ilhéus -cidade onde o escritor nasceu- e no mês de agosto, quando completaria 100 anos. Para marcar a data, entre os dias 04 e 12, acontece na cidade o “Festival Amar Amado”. A homenagem, patrocinada por Sky, Banco do Nordeste, Embasa, Desenbahia e pelo Governo da Bahia, inclui em sua programação shows, peças, filmes e saraus, apresentados gratuitamente.
A Sky, por sua vez, também patrocina um concurso criado para contemplar os conterrâneos do autor. A promoção “Reinvente Jorge Amado!” incentiva os estudantes de escolas públicas a criar releituras da vida ou das obras do escritor através de imagem, textos ou vídeos.
Embalada pelas homenagens ao escritor, que tem em “Gabriela: cravo e canela” – adaptada em minissérie e atualmente apresentada pela Rede Globo – seu romance com maior número de traduções, a Tam Viagens, uma das patrocinadoras do Festival, para facilitar a locomoção dos admiradores de outros estados até o evento, lançou uma promoção que inclui opções de pacotes e hospedagem, realizados em parceria com os hotéis da região.
A Caixa Cultural, focada em apresentar os coronéis nordestinos e as mulheres sensuais, personagens clássicos retratados nas histórias do escritor, exibe no Rio de Janeiro, entre os dias 07 e 12, a mostra de cinema “100 anos de Jorge Amado”. Entre longas–metragens e documentários, a programação inclui 11 filmes e duas palestras, apresentadas por diretores e especialistas da sétima arte, sobre o processo de transição das poesias e obras de Amado para a telona.
Já o banco Santander, patrocinador da exposição ”Jorge Amado e Universal” apresenta diversos módulos com os aspectos mais marcantes da vida deste baiano ilustre. Incluindo objetos inéditos do autor. A mostra, que viajará o País durante este ano, atualmente é exibida no Museu de Arte Moderna da Bahia. O evento, que já esteve em São Paulo, posteriormente será deslocado para o Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. No próximo ano, a exposição estará na capital argentina.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento