McDonald’s compra startup para automatizar drive-thru
Rede está testando o atendimento realizado por máquinas em algumas lojas nos EUA, mas quer que a tecnologia seja aplicada globalmente
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10 de setembro de 2019 - 16h36
Do Advertising Age
Em um futuro próximo, quem passar de carro por um drive-thru do McDonald’s não fará mais o pedido a um funcionário. A rede acaba de adquirir a startup Apprente, desenvolvedora de uma tecnologia de reconhecimento de voz, com o intuito de instalar uma máquina que intermediará a comunicação dos clientes e da cozinha do restaurante.
Algumas lojas de Chicago já estão testando o sistema com o acompanhamento de funcionários. Com a ajuda da Apprente, que tem menos de 20 funcionários, o McDonald’s quer diminuir a fila de automóveis no drive-thru e fazer com que os pedidos sejam processados de forma mais acurada. A empresa também está considerando o lançamento de apps para a realização de pedidos.
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Nos EUA, as redes de fast-food estão em meio a um momento de concorrência intensa. Embora muitas cadeias tenham atingido resultados de venda robustos nos últimos meses, muito deste crescimento veio de preços mais altos e novas locações em vez de aumento de tráfego. No último trimestre, o McDonald’s reportou alta de 6,5% em vendas, o melhor resultado da rede em sete anos.
A tecnologia da Apprente consegue assimilar a fala em tom de conversa, como por exemplo quando o consumidor pede um hambúrguer sem molho e sem cebola. Hoje, o drive-thru corresponde a 70% do negócio da companhia. De acordo com Easterbrook, a tecnologia da startup terá impacto positivo sobre mais da metade dos consumidores da rede nos EUA.
A companhia deve aplicar inteligência da Apprente em outros mercados em um futuro próximo. Por enquanto, está verificando se a máquina consegue compreender sotaques diferentes, como o britânico e o australiano, mas Easterbrook já vislumbra a ferramenta como uma “solução global”.
Crédito da imagem no topo: Divulgação
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